Semana do Teatro Alagoano começa no Deodoro

Programação traz espetáculos com entrada franca e a preços populares

 

Atores de O Diário de Anne Frank prontos para entrar em cena. (Foto: Hubert Missano)

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), em parceria com os grupos Cena Livre, companhias Nêga Fulô e Armazém de Teatro, promove a Semana do Teatro Alagoano desta quinta-feira (14) até domingo (17), no Teatro, na Praça Deodoro, e no Complexo Cultural, com espetáculos gratuitos e a preços populares. A data é uma homenagem ao aniversário de Linda Mascarenhas, grande dama do Teatro de Alagoas, que nasceu em 14 de maio de 1895, em Maceió.

 

A programação começa com o espetáculo ‘O Diário de Anne Frank’, do Grupo Cena Livre, nesta quinta (14), às 14h30, no Teatro Deodoro, com entrada franca. O espetáculo é voltado para alunos da rede pública de ensino. As escolas interessadas em trazer seus alunos devem entrar em contato pelo telefone 3315-5665 ou pelowww.dacdeodoro@gmail.com .

O diário foi lançado em 1947 e conta a saga de duas famílias, os Frank e os Van Daan, mais o dentista Dussel, que se escondem num sótão de um armazém para fugir da perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda nesta quinta-feira, a programação traz ‘O Romance de Clara com D. Carlos de Alencar’, com a Cia. Nêga Fulô, às 17h, na Praça Deodoro. Na sexta-feira(15), às 17h, a programação recomeça com “Torturas de Um Coração”, com Cia. Nêga Fulô, na Praça Deodoro.

No sábado (16), às 20h, acontece o espetáculo ”O Dia em Que Sam Morreu”, da Cia. Armazém de Teatro, no Teatro Deodoro, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Após a apresentação, acontece um bate papo com o diretor e dramaturgo Paulo de Moraes, sobre o processo de criação do espetáculo. A companhia nasceu em Londrina (PR) e se instalou no Rio em 1998, fazendo espetáculos históricos, como “Toda Nudez será Castigada”, “Inveja dos Anjos” e “Alice através do Espelho”.

 

A Cia. Joana Gajuru, que iria participar da programação, suspendeu a apresentação em virtude do falecimento, na semana passada, do ator, diretor e cenógrafo alagoano Erisvaldo  Maximiniano, que fazia parte do grupo. O Joana Gajuru vai apresentar a peça ‘Fritrizmac’ em nova data dentro da programação do Teatro Deodoro. E encerrando a Semana Alagoana de Teatro, no domingo (17), às 20h, acontece a reapresentação do  “O Dia em Que Sam Morreu”, às 20h, no Deodoro.

Linda Mascarenhas

Linda Mascarenhas foi a responsável maior pela concretização da atividade teatral do Estado. Após três décadas sem grupos teatrais, Linda reativou, em 1944, o teatro amador em Maceió.

A atriz fundou a Associação Teatral de Alagoas, a ATA, em 1955, grupo que até hoje se encontra em atividade. Linda faleceu em 1991 e em 09 de junho de 2001, foi promulgada a lei nº 6.243 de 02 julho de 2001 que declarou o 14 de maio como Dia Alagoano do Teatro.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos