Discussão sobre ideologia de gênero e ato da Marinha marcam sessão desta quinta

Inclusão do tema no Plano Municipal de Educação voltou ao Plenário e foi debatido em reunião com pais e professores

AscomA Ideologia de Gênero foi mais uma vez debatida em Plenário pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira

A Ideologia de Gênero foi mais uma vez debatida em Plenário pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira

Os vereadores de Maceió receberam, no final da tarde de hoje (11), em reunião, um grupo formado por pais de alunos, professores e diretores de colégios da Capital para falar sobre a Ideologia de Gênero, tema que poderá estar incluído no Plano Municipal de Educação, que ainda está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O deputado estadual Givaldo Carimbão Jr. (PROS) também participou do encontro.

Os vereadores Silvania Barbosa (PPS), Heloísa Helena (PSOL), Marcelo Gouveia (PRB), Dudu Ronalsa(PSDB), Ronaldo Luz (PMDB) e Guilherme Soares (PROS) ouviram um pedido para que o Poder Legislativo municipal só aprove o PME se o item Ideologia de Gênero for excluído da proposta ainda a ser enviada pelo Executivo.

A Ideologia de Gênero foi mais uma vez debatida em Plenário pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira e no próximo dia 19, haverá uma Audiência Pública para aprofundar as discussões sobre o tema. A proposta aprovada por unanimidade pela Casa, na última terça-feira, é de autoria do vereador Dudu Ronalsa.

“O tema gera muita polêmica e precisamos reunir representantes da Semed e da sociedade civil para entendermos melhor do que se trata e se realmente ele será incluído no Plano Municipal”, esclareceuRonalsa.

No encontro com os pais, professores e diretores, houve uma rápida explanação sobre o que significa o tema. De acordo com os participantes, a proposta foi rejeitada pelo Congresso Nacional, quando da apreciação do Plano Nacional de Educação (PNE). Uma nova redação ao texto foi dada e, através de entendimento com o Executivo, o PNE foi sancionado pela Presidência da República em junho do ano passado.

Os participantes denunciam que no texto base enviado pelo Conselho Nacional de Educação para os estados e municípios elaborarem os seus planos locais, a Ideologia de Gênero foi mais uma vez incluída, por isso, a mobilização, já que foi determinado que os planos estaduais e municipais precisam ser aprovados até o dia 24 deste mês. “Quando houve a sanção, foi determinado um prazo de um ano para que estados e municípios também elaborassem seus planos locais. Como esse período está acabando, corremos o risco de ver aprovado um tema que vai de encontro aos princípios religiosos e da família brasileira”, disse o vereador Marcelo Gouveia.

Ainda segundo o grupo, a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) já se posicionou contra a proposta de Ideologia do Gênero e tem orientado as Câmaras dos diversos municípios alagoanos a se posicionarem contra a inclusão do tema nos planos municipais de Educação.
Segundo o deputado estadual, este também será o procedimento da Assembleia Legislativa que deve, por maioria, também rejeitar qualquer inclusão do assunto no Plano Estadual.

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, o presidente da Casa, Kelmann Vieira (PMDB), esclareceu que a matéria sobre a inclusão do tema no Plano Municipal de Educação não está tramitando no Legislativo e que isso será amplamente discutido antes mesmo do envio da mensagem pelo prefeito Rui Palmeira (PSBD).

“Há uma onda de boatos nas redes sociais que dá a entender que esta Casa vai votar uma lei para incluir esse tema na educação municipal na próxima semana, o que é uma mentira. O projeto sequer foi concluído pelo Executivo. Vamos estudar minuciosamente o plano quando ele chegar aqui e eu já me manifesto contra a inclusão do assunto na educação de crianças, assim como acredito que será a posição da maioria dos vereadores”, afirmou.

SESSÃO ESPECIAL – Logo após a sessão ordinária, a Câmara realizou uma sessão especial para comemorar a Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865. A iniciativa foi proposta pelo vereador Guilherme Soares e contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil em Maceió, como o capitão dos Portos em Alagoas e capitão-de- fragata, Antonio Braz de Souza.

O presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PMDB), destacou a importância da Marinha para o País, por ser uma das maiores forças de defesa de nosso território. “Ao realizarmos uma sessão especial como esta, temos o objetivo de manter viva na memória das novas gerações os feitos heroicos de nossos antepassados”, disse ele.

Fonte: Câmara Municipal de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos