Braskem Alagoas promove o Fórum de Mulheres

Iniciativa faz parte do Programa Mulheres Braskem, que incentiva o desenvolvimento das profissionais na empresa e suas carreiras na área química e petroqímica

Alagoas foi a primeira localidade de fábricas da Braskem no Brasil a realizar o Fórum de Mulheres Braskem, um espaço de diálogo com funcionárias e funcionários da empresa, para o empoderamento feminino sobre sua própria carreira com a participação de todos, mulheres e homens, na construção de uma igualdade maior de oportunidades entre os gêneros. O evento aconteceu na Unidade Cloro Soda, em Maceió.

A programação contou com Rodadas de Conversa sobre a vida e a carreira das Integrantes da Braskem e a apresentação do Programa Mulheres Braskem. Foi apresentado também a nova agenda interna para estimular o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres que trabalham na empresa. Participaram do Fórum cerca de 40 profissionais das plantas Cloro Soda e PVC, junto com coordenadores e gerentes de produção e o diretor industrial em Alagoas, Álvaro Cezar.

O evento foi mediado pelo Gerente de Marketing e Relações Institucionais, Milton Pradines e foi aberto pelo Diretor Industrial, Álvaro Cezar. Como convidadas,  Elaine Santana, Gerente Serviços a Pessoas das Unidades de Apoio e Iana Guimarães, Coordenadora da Unidade PVC da Bahia, falaram de suas carreiras, desafios encontrados em suas trajetórias, da sua relação com os  líderes e suas equipes e de suas experiências de vida.

“A adesão e participação foi a que esperávamos, mas nossa expectativa para o Fórum foi superada, vivemos um momento de muito valor. Os feedbacks das participantes foram os melhores possíveis. As operadoras deram seus depoimentos sobre como foi estar grávida no ambiente industrial e falaram ainda de todo apoio que receberam de seus líderes neste período e como este apoio foi fundamental naquele momento”, disse Elizabeth Conde, de Pessoas & Organização da Braskem Alagoas.

Após o Fórum de lançamento na cidade de São Paulo, no começo do ano, a Unidade de Vinílicos da Braskem, em Alagoas, foi a primeira a realizar o Fórum de Mulheres – Maceió na segunda (15) . Bahia realizou o evento no último dia 17/06. As outras localidades,  no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, farão seus eventos na sequência.

Programa Mulheres Braskem

Desenvolvido a partir das impressões das funcionárias sobre o trabalho da mulher na Braskem, este programa é a agenda de trabalho nas localidades da empresa no Brasil para valorização da carreira da mulher e seu empoderamento no trabalho e na sociedade. Conta com três frentes de atuação: Carreira da Mulher, Maternidade & Paternidade, e Bem Estar da Mulher na Braskem e na Comunidade.

O primeiro eixo está sendo implementado com a realização dos Fóruns ao redor do país e com a assinatura do Women Empowerment Principles (WEP), um grupo de princípios para o meio empresarial sobre delegação de poder às mulheres estipulados pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas.

Também serão criados indicadores de acompanhamento da evolução das mulheres na empresa. Em todos os países onde atua, a Braskem conta com 8.152 integrantes, sendo 22% mulheres – a mesma proporção que existe no Brasil. São 6.677 funcionários, dos quais aproximadamente 1.500 são mulheres.

Por razões históricas e culturais, o setor químico e petroquímico, onde a Braskem atua, tem um perfil majoritariamente masculino na maior parte das equipes. Por outro lado, as mulheres representam, hoje, 50% da força de trabalho qualificada disponível no mercado. Sendo assim, uma das ações do Programa Mulheres Braskem é investir na melhoria das práticas internas e nos processos de relacionamento para atrair e engajar cada vez mais talentos femininos, essenciais para o crescimento e perpetuidade do negócio.

Como amplamente defendido por várias instituições e grupos sociais, a Braskem tem em mente que a questão da igualdade de gênero não é exclusivamente feminina. No ambiente de trabalho, a busca pela igualdade e o apoio e sustentação de um líder devem ser encampados por todos, homens e mulheres, da mesma maneira. Além disso, a igualdade de gênero deve ser debatida também em casa, para formar uma nova geração de Líderes que prezam pela equidade de gênero e a eliminação do preconceito, seja ele qual for, no ambiente de trabalho e na sociedade.

Sobre a Braskem

Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos