Parceria: prefeito assina ordem de serviço para revitalização de mirante

As parcerias firmadas pela Prefeitura de Maceió com a iniciativa privada resultaram em mais um avanço em relação à recuperação de espaços públicos da capital. Nesta sexta-feira (26), o prefeito Rui Palmeira assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras no Mirante João XXIII, no bairro do Farol, que será completamente revitalizado pela Construtora Sanco, por meio do projeto Adote Uma Área Pública, criado a partir da Lei nº 6.286/2013.

Prefeito assinou ordem de serviço. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Prefeito assinou ordem de serviço. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Criamos este projeto, apresentamos à Câmara de Vereadores e agora estamos aqui, beneficiando mais uma área da cidade. É uma parceria extremamente importante, pois ganha a construtora, que irá valorizar o empreendimento que está construindo nesta região, e ganha os moradores, que terão uma área de lazer e convívio completamente adequada. Já conseguimos também R$ 800 mil para investir na Praça da Faculdade e deveremos assinar a ordem de serviço logo em breve”, disse Rui Palmeira.

Para o prefeito, esta é uma iniciativa importante que tem permitido a recuperação de espaços que estavam em situação de abandono. Rui ressaltou ainda que o município “tem buscado parceiros de todas as formas para avançar em melhorias como esta”. Ele anunciou que já foi firmado um acordo com mais duas empresas privadas para a recuperação da Praça da Faculdade, no Prado.

Durante a solenidade, o vice-prefeito Marcelo Palmeira ressaltou que a parceria para a revitalização do Mirante é reflexo da confiança das empresas privadas no trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Seguimos com trabalhos em diversas áreas públicas de Maceió e o projeto vem sendo abraçado pelos empresários pelo fato de confiarem no que está sendo feito”, comentou o gestor. Sobre a parceria com a iniciativa privada, Palmeira acrescentou que a adoção dos espaços públicos é uma forma de desburocratizar o andamento de projetos, já que todos os custos são arcados pelo empresariado e dispensa processos licitatórios, além de poupar recursos do município em decorrência das dificuldades financeiras vividas pelo país.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que tem buscado os parceiros privados para a realização de obras como a que será iniciada no Farol. De acordo com o titular do órgão, David Maia, esta é a terceira área adotada e o projeto segue uma realidade que já é presente em outras cidades do Nordeste. “Esta parceria, por meio do Adote uma Área Pública, permitirá a revitalização de uma área que existe há mais de 40 anos, mas que nunca recebeu nenhum tipo de serviço para adequação do espaço. É a iniciativa privada sendo parceira da Prefeitura em mais um projeto importante. Criamos uma equipe para o projeto e temos buscado parceiros, incentivado-os a fazer adesão à iniciativa”, comentou o secretário, acrescentando que Sempma fiscalizará a realização do serviço e acompanhará os cuidados com o local no período de um ano.

Prefeito assinou ordem de serviço. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Prefeito assinou ordem de serviço. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A revitalização compreende a instalação de bancos de concreto, piso tátil, acessibilidade para pessoas com deficiência e caramanchão. Além disso, a obra também contempla projeto paisagístico com a plantação de mudas de Ipê Amarelo, Dracena, Bougavilha, Palmeira de Manilha e Jasmim Manga, bem como a aplicação de Grama Esmeralda. As obras serão vistoriadas por engenheiros do setor de Parques e Jardins da Sempma.

O secretário David Maia também adiantou que outra área será beneficiada pelo mesmo projeto. Segundo o gestor, o prefeito Rui Palmeira assinará a ordem de serviço para a revitalização de uma Praça em Guaxuma na próxima semana. Sobre o projeto, o secretário explicou que as empresas interessadas em aderir à iniciativa pode entrar em contato com a Sempma por meio dos telefones 3315-4735 ou 3315-4736. “Basta entrar em contato e nossa equipe irá até a empresa. Todo processo burocrático é viabilizado pela Sempma”, completou David Maia.

O engenheiro e empresário Marcelo Saldanha, da Construtora Sanco, explicou que também fazem parte da revitalização do Mirante João XXIII as empresas Telesil e Construtora Camelo. Em seu discurso, ele parabenizou a Prefeitura pela criação do projeto em parceria com a iniciativa privada e ressaltou a importância da obra para a região.

“A Prefeitura nos apresentou esse projeto e nós, das construtoras, vimos a importância de aderir principalmente pelo benefício que trará aqui para a região. A revitalização deste Mirante representa valorização para os empreendimentos que estão sendo construídos e transformará este espaço abandonado em uma área de lazer. O município está de parabéns pela iniciativa”, afirmou Saldanha. A solenidade foi prestigiada por líderes comunitários de diversos bairros, operários das construções da região. Também participaram os secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Moura, e o vereador Silvio Camelo.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos