Maceió sedia simulado Challenge nesse sábado

A simulação é parte da logística de preparação da cidade para receber o maior evento de Triathlon da Europa.

Triradar.com/Arquivo(Foto: Triradar.com)

(Foto: Triradar.com)

Maceió foi a capital escolhida para sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo na categoria de Triatlon. Essa é apenas a segunda vez que o Challenge é trazido para a América Latina, a primeira vez que acontece no Nordeste. E, como é de se imaginar, realizar um evento dessa magnitude demanda um grande planejamento. Antes de tudo é preciso verificar como vai funcionar o fluxo de trânsito da cidade nos dias de competição, quais ruas precisarão ser interditadas, quais as melhores alternativas para garantir a segurança dos mais de 1.100 atletas que devem participar do evento, além, é claro, de garantir a segurança da sociedade que se desloca das suas casas para conhecer de perto o esporte, incentivando e torcendo.

Na última quarta-feira, agentes do BPTran, SMTT, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem, Guarda Municipal, e representantes de outros órgãos se reuniram na Academia de Polícia Militar para estruturar a logística da competição que será realizada entre 20 e 23 de agosto nas praias de Ponta Verde, Pajuçara e AL 101.

Para garantir que nada dê errado nos dias do evento, a Dash Sports, em parceria com a Federação Alagoana de Triathlon, organiza neste sábado (04) um simulado do Challenge Maceió. Na ocasião, 60 atletas selecionados para o teste vão fazer o mesmo percurso da competição, iniciando às sete horas da manhã da Praça Multieventos. O primeiro desafio é na água, momento em que os participantes estarão acompanhados do grupamento aquático do corpo de bombeiros, que vai disponibilizar jangadas, botes infláveis e guarda-vidas.

Após a natação, os atletas seguirão para a prática do ciclismo. A saída também será da Praça Multieventos onde deverão ir até a praia do Francês em um trajeto de ida e volta pela AL 101 Sul. ” Este é ponto mais sensível do evento, pois observaremos se as estratégias da prova serão compatíveis com um fluxo de um trânsito seguro. Aqui contaremos com o apoio de viaturas e motos do BPTran que irão acompanhar os atletas durante toda a prova”, explica o diretor do Challenge Maceió, Marcos Pradines.

Por fim, os atletas realizam a corrida, da orla da Pajuçara até a Jatiúca. Para viabilizar o teste de logística do evento, a organização conta com o apoio de mais de 100 efetivos. Segundo Pradines isto servirá para identificar os pontos sensíveis que terão atenção especial durante a prova oficial. “Por ser dentro da zona urbana, algumas rotas de trânsito poderão ser mudadas. Para essa simulação já será possível verificar a estratégia de sinalização com cones e disciplinadores para que os motoristas e pedestres possam ter segurança e consigam circular juntamente com os atletas”, afirma.

Pradines explica que a realização deste simulado funciona ainda como um treinamento prático para os acadêmicos que estarão participando do curso de arbitragem em triathlon, que acontece nos dias 03 e 04 de julho em Maceió. Segundo o diretor do evento, na sexta-feira anterior ao teste, estes estudantes irão aprender a parte teórica das normas que regem esta modalidade esportiva, para que no sábado participem e vivenciem o treinamento prático. “Nossa ideia é formar profissionais para atuar no evento. Dos mais de 200 que já estão inscritos par ao curso, muitos deles serão convocados para ocupar uma vaga como árbitro no Challenge Maceió. Vale lembrar que este curso tem validade no mercado nacional e internacional, ou seja, além de trazer o maior evento de triathlon da Europa, deixaremos como legado, além de uma enorme movimentação no turismo e na economia local, centenas de profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho”.

Serviço:
O que: Simulado Challenge Maceio
Data: 04 de julho
Local: Início – Praça Multieventos
Hora: 7h
Contato: Karina Moraes (82) 99663-8893
Meline Lopes (82) 99930-9986

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos