Desenvolve financia expansão de pequenos produtores do Sertão

Ascom DesenvolveDSC_0083

Em mais uma ação focada nos pequenos produtores do interior de Alagoas que necessitam de crédito para assegurar sua subsistência e a continuidade de seus negócios, a Desenvolve liberou, esta semana, aproximadamente, R$ 100.000,00 para agricultores familiares e comerciantes dos municípios de Santana do Ipanema e Inhapi, no alto Sertão.

Para esta iniciativa foram utilizados recursos das linhas de crédito da Desenvolve em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do projeto Alagoas Cidadã que, atende, especificamente, pequenos agricultores e criadores alagoanos. Atualmente, o programa conta com mais de 200 grupos constituídos e outros em processo de formalização com a perspectiva de criação de pequenos novos empreendimentos. Estão sendo investidos no programa cerca de R$ 3 milhões, recursos provenientes do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep).

“O programa possibilita o acesso ao crédito de forma subsidiada e facilitada através de uma parceria com a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico (Ande). Os grupos podem ampliar sua poupança interna com empréstimos de microcrédito e alavancar os negócios existentes, bem como para iniciar novos negócios de pequeno porte”, destacou Antonio Pinaud, presidente da Agência de Fomento de Alagoas.

Na oportunidade, uma equipe da Agência apresentou aos comerciantes e produtores seus respectivos contratos e coletaram as assinaturas para a liberação do crédito. Entre os 21 beneficiados estão empreendimentos dos segmentos de confecção, alimentos, mecânica, agricultores e criadores de aves e ovinos também dos municípios de Maravilha e Estrela de Alagoas.
A agente de Desenvolvimento de Grupo do Programa Alagoas Cidadã, Geni de Matos, destacou a importância desta injeção econômica na região com foco, não apenas na oferta do crédito, mas também na capacitação promovida e na orientação sobre educação financeira. “Nos grupos formatados a partir do Alagoas Cidadã, nesta parceria com a Desenvolve, vale à pena ressaltar o trabalho pela elevação da autoestima, pela inserção social, além de geração de emprego e renda”, completou Geni.

Fonte: Eliete Amâncio/Desenvolve

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos