HGE passa a contar com a primeira Unidade de AVC

Sesau/ALavc

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a contar, a partir desta terça-feira (21), com a primeira Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que está funcionando no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Garantindo assistência exclusiva para os portadores do AVC, conhecido como derrame, a unidade – que recebeu o nome de Dr. Armando Lages – foi inaugurada pelo governador Renan Filho e pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

O foco da unidade é o tratamento do acidente vascular em seu estado agudo, nos primeiros 14 dias, considerados críticos. Assim que der entrada no HGE, com o AVC instalado em até 4 horas e meia, o paciente receberá o trombolítico (medicamento que será utilizado para dissolver de emergência o trombo que obstrui a artéria), que auxiliará a recuperação e minimizará possíveis sequelas.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Robertina Alves, 53 anos, que reside em Luziápolis. Ela foi a segunda paciente do Estado a receber o trombolítico e conseguiu reverter os primeiros sinais da doença. Robertina chegou à unidade sonolenta, com dificuldade de fala e ignorando que o lado esquerdo do corpo estava acometido. “Agora me sinto melhor”, disse a paciente que deu entrada na unidade no último dia 17 de julho.

“É importante que o paciente se dirija ao HGE nos primeiros sinais da doença para que tenha acesso ao medicamento em tempo hábil”, alertou a coordenadora da unidade de AVC do HGE, a neurologista Simone Silveira. De acordo com ela, no ano passado, cerca de duas mil pessoas deram entrada no Hospital Geral com suspeita de AVC. “Este perfil da unidade de AVC vai contribuir para redução da mortalidade que, em 2014, ultrapassou 400 casos”, completou.

Reduzir os números da mortalidade é a meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a implantação da unidade de AVC, conforme esclareceu a gestora da pasta, Rozangela Wyszomirska. “Esse é também o momento de fortalecer as linhas de cuidado. No HGE, agora temos em pleno funcionamento a área de trauma-ortopedia, cardiovascular e AVC”, informou, frisando que o processo vai do recebimento à finalização.

“É importante ressaltar que o tratamento que a rede privada não oferece em Alagoas, o HGE dispõe gratuitamente com agilidade e a garantia de minimizar possíveis sequelas”, pontuou o governador Renan Filho. Na oportunidade, o governador ainda visitou as salas de endoscopia, ultrassonografia e de laudos que passam a ocupar novo espaço no Hospital Geral.

 Estrutura – “O forte da unidade de AVC é a equipe multidisciplinar”, enfatizou Rozangela Wyszomirska. Composta por neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, a equipe foi treinada para monitorizar e intervir precocemente na assistência aos pacientes da área. São dez leitos destinados ao atendimento do AVC agudo, acrescidos de uma sala específica para o uso do trombolítico.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos