Lei Seca: autuações aumentam 400% e mortes por acidente reduzem 40%

Um dos grandes ganhos da operação Lei Seca em Alagoas é a mudança no comportamento da sociedade. A prova disso é o comparativo de junho de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados mostram uma redução de 40% no número de mortes por acidente de trânsito e um aumento de 400% nas autuações por embriaguez.
Entre os motivos que levam esse entendimento da ameaça em misturar álcool e direção está a conscientização. Após uma campanha veiculada durante o Carnaval de 2015, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) registrou zero mortes por acidente de trânsito durante este período. Visando transformar cada vez mais o comportamento dos condutores, foi lançada na manhã desta sexta-feira (14) a campanha que marca os três anos da Lei Seca em Alagoas: “Quando a gente para você, mais vidas seguem em frente”.
O objetivo da campanha, além de comover a sociedade, é levar informações relevantes que proporcionem uma mudança de atitude no trânsito. Para isso foram integrados dados existentes no Detran/AL e em parceria com o Serviço Social do órgão e a Coordenadoria Setorial de Educação para o Trânsito (Edutran), encontrar personagens que tivessem histórias interessantes para contar sobre a relação deles com a operação Lei Seca, com o trânsito e a mistura entre bebida e direção.
“Uma campanha publicitária de sucesso tem necessariamente que gerar bons resultados. Só podemos comemorar uma campanha após analisar os dados positivos que ela gerou, mas temos plena convicção que esse conceito da campanha vai ser assimilado pela sociedade e isso vai gerar uma mudança de comportamento ocasionando um trânsito mais cidadão e salvando mais vidas”, afirma o publicitário Hermann Fernandes da Chama Publicidade.
Além de conscientizar os motoristas sobre as consequências em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, os filmes publicitários trazem um elemento até então desconhecido quando se fala em Lei Seca: os familiares de agentes que trabalham nas operações. Em um dos vídeos, Darcyane Tenório, filha de uma agente de trânsito fala sobre a ausência da mãe em prol do trabalho e o que ela sente quando a mãe precisa se ausentar para salvar a vida dos filhos dos outros. A agente de trânsito Fátima Buarque não sabia do depoimento da filha e se emocionou ao falar do trabalho que desempenha e dos efeitos positivos da Lei Seca para a sociedade.
“Quando saímos de casa, não sabemos o que vai acontecer. E cada vez que apreendemos um condutor embriagado temos a sensação de evitar que o pior aconteça e não só punir. O meu trabalho começa dentro de casa, conscientizando meus filhos de que nós não somos contra quem ingere a bebida alcoólica e sim de quem bebe e vai dirigir, aumentando o risco de acidentes no trânsito”, destaca Fátima.
Um dos vídeos mais impactantes tem como personagem Luiz Geraldo Monteiro, irmão de Daniel Araújo, morto em fevereiro de 2015 vítima de um acidente de trânsito na Av. Amélia Rosa. O vídeo que já teve mais de 11.000 vizualizações e 500 compartilhamentos nas redes sociais e traz imagens do acidente fatal. Daniel morreu na hora após ser atingido por um motorista que dirigia em alta velocidade após fazer uso de bebida alcoólica.
 “Dirigir é bom. Tomar bebida alcoólica, pra quem gosta, é divertido muitas vezes. Mas o pior é que você pode fazer muitas pessoas sofrerem quando você não tem a responsabilidade de verificar que não tem condições de conduzir um carro e matar outra pessoa. Nunca mais na vida você vai ter paz. Se em um momento de bebida você tem um ato desses, acabou a sua paz pro resto da vida e a de outras famílias. O que eu tenho a dizer para os jovens é para pensar bem, ter um pouco de paciência e um pouco de coragem em dizer ‘não vou fazer isso'”, ensina Luiz Geraldo Monteiro.
Fonte: Detran-AL

Veja Mais

Incêndio atinge residência e dois são levados a UPA por intoxicação por fumaça

Um incêndio atingiu uma residência na tarde deste sábado, 27, na Avenida Maceió, no Tabuleiro do Martins, parte alta da...

Deixe um comentário

Vídeos