Coletiva Cinco marca a presença das mulheres nas artes visuais

Abertura na quinta-feira (8) , às 19h30, na Galeria Gamma

A Coletiva Cinco, com abertura na próxima quinta-feira (8), a partir das 19h30, na Galeria Gamma enfatiza narrativas propostas por cinco mulheres que transitam por diferentes caminhos das artes visuais.

A intenção não é estabelecer um diálogo direto entre os trabalhos das alagoanas Eva Le Campion,Vânia Lima, e Geovana Cléa, Bea Machado (carioca) e Gasediel (francesa), mas propor uma conexão sob a ótica da arte feita por mulheres.

Cinco também não discute a produção de gênero em si, mas extrai recortes representativos da identidade criativa das artistas selecionadas. O recorte é o vigor dos trabalhos – escultura, pintura e colagens.

A mostra articula linguagens distintas com o objetivo de explorar visões contemporâneas que dialogam pela via da diversidade temática.

Sobre as artistas

Gasediel – Francesa. Gasediel subverte os suportes, técnicas e efeitos tradicionais da pintura na construção de uma identidade própria. Estudou na Escola de Arte Mural de Versailles. Tem um trabalho forte com luz, sombra, ilusão de óptica. Entre as temáticas abordadas pela artista estão a rua e elementos ligados à industria, ao grafite e à cena underground. Mescla questões urbanas com referências culturais brasileiras como a questão indígena.

Vânia Lima – Alagoana. Começou a pintar aos dez anos. Foi aluna de mestres como Lourenço Peixoto e Lula Cardoso Ayres. Estudou Belas Artes na Universidade Federal de Pernambuco. A primeira exposição foi em 1970, no I Salão de Artes Plásticas de Alagoas. Sua arte sempre teve um compromisso com a luz e com os efeito que ela causa às cores da natureza. Em 2004 deu início à serie de recortes e colagens.

Geovana Cléa – Alagoana. Geovana Cléa completou vinte anos de carreira. No currículo tem exposições em Milão, onde vive, Roma, Turim, Paris, Lyon, Los Angeles, Lisboa, Suíça, Áustria e Nova York entre outras cidades. Além da participação na 54ª Bienal de Veneza, expôs no Salão Nacional de Belas Artes, no Museu do Louvre. Com uma produção intensa, trabalha com diferentes suportes e materiais líquidos e em pó, tintas acrílicas, resina e cristal em criações vigorosas. Na Coletiva Cinco, Geovana mostra quatro trabalhos da série “Origens e Sentimentos”.

Bea Machado – Carioca. Expõe desde 1983. Pintora e escultora com exposições dentro e fora do país (Portugal e Estados Unidos) usa o bronze, com pátina verde oxidada, como suporte para retratar a figura feminina. Com traço sutil, enfatiza a poética das curvas, sem a preocupação de alcançar a proporção real. Na pintura, a opção da artista é pela tinta acrílica sobre tela.

Eva Le Campion – Alagoana. Formada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Fundação Pierre Chalita.Transita entre a pintura, o desenho e a escultura. Tem trabalhos figurativos e abstratos, retratados em diferentes suportes tecido, papel, cerâmica entre outros materiais. Com uma percepção aguçada sobre o papel social da arte, desenvolveu oficinas de cerâmicas com crianças e jovens de Maceió. Participou de individuais e coletivas em Alagoas e outros estados.

Serviço

O que – Exposição Cinco

Quando – Abertura dia 8 de outubro, às 19h30.

Onde – Galeria Gamma, na Avenida Luís Ramalho de Castro, 899, Jatiúca, em frente à torre de telefonia da antiga Telasa

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos