Prefeitura e PM fazem reordenamento da Feirinha do Tabuleiro

0fd9bbb6-9bee-4910-9403-9f516ad3c961

Prefeitura e PM fizeram operação de reordenamento da Feirinha do Tabuleiro. Fotos: Pei Fon

A Prefeitura de Maceió, em parceria com a Polícia Militar do Estado, executou a a operação de reordenamento na região da Feirinha do Tabuleiro, no início da manhã deste sábado (24). Várias secretarias e órgãos atuaram para reorganização do espaço, que é o segundo maior mercado público da cidade.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), participaram da operação as superintendências de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), de Transportes e Trânsito (SMTT). A operação também mobilizou a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), que disponibilizou 32 agentes e quatro viaturas da Guarda Municipal, em dois turnos, e duas equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Divididos em duas equipes, os agentes públicos percorreram toda a área da Avenida Maceió, abordando ambulantes e comerciantes e retirando aqueles que estavam em situação irregular. O objetivo da ação é liberar a região, que é bastante movimentada durante todo o dia, e desobstruir os espaços públicos para o tráfego de veículos e a livre passagem de pedestres.

3249992a-589e-4603-ac70-05e0a4b13411

Prefeitura e PM fizeram operação de reordenamento da Feirinha do Tabuleiro. Fotos: Pei Fon

A diretora de Abastecimento da Semtabes, Íria Almeida, explicou que o órgão vem atuando nessa questão e também atende a uma solicitação da própria comunidade que frequenta e trabalha no local. “Essa operação é fruto de um trabalho integrado, assim como é toda ação de reordenamento de mercados e feiras. Só com o empenho da Prefeitura, a colaboração dos comerciantes e da população é que conseguiremos mudar para melhor a realidade destes equipamentos públicos da capital de Alagoas. Por isso, esta mesma ação acontecerá nas outras feiras e mercados”, informou.

O diretor de Fiscalização da SMCCU, Dorgival Ferreira, disse que foram mobilizados 18 agentes do órgão, divididos em duas equipes. “Nosso objetivo é manter a ordem, desobstruir espaços ocupados irregularmente e atender o que está determinado no Código de Posturas do Município. Esta não é uma ação isolada. Já estivemos aqui há 15 dias, orientando e conversando com os comerciantes e hoje percebemos melhorias”.

Sobre os irregulares, o diretor foi enfático: “Aqueles que insistirem em desobedecer serão abordados e seu material será recolhido. Como as frutas e verduras são perecíveis, elas serão doadas. Já as bancas e carrinhos serão levados para a sede da SMCCU e poderão ser retirados a partir de segunda-feira”.

Representante da Diretoria de Operações da Slum, Ângela Silva explicou o sistema de operações do órgão. “Contamos com 20 agentes dando suporte às equipes de fiscalização, uma caçamba e a máquina para retirada de entulhos. Estamos também com 25 homens da equipe de varrição. A Slum está sempre presente, dando suporte nas ações, além do trabalho que já desenvolve frequentemente nessa área”.

Diretor dos dois espaços, Edvalcio Monteiro comemorou a ação. “Moradores do Tabuleiro e de bairros como Rio Novo e Fernão Velho vêm até aqui. O volume de pessoas aqui é muito grande. Essa ação é muito bem-vinda. Já melhorou e a tendência é melhorar ainda mais para os feirantes e para a população”.

O aposentado Mário Gomes frequenta a feirinha todo sábado, sempre nas primeiras horas da manhã, há mais de 30 anos. “De uns dias para cá, a gente percebe que a situação melhorou sim. Já dá para circular melhor. A Prefeitura está de parabéns por esse trabalho. Era isso que a população queria”, comentou.

20151024055200

Ivanildo dos Santos é comerciante na Feira e comemora a reorganização do espaço. Foto: Ísis Correia.

Ivanildo Santos também é comerciante na região. Há oito anos, ele comercializa biscoitos e laticinios, sempre com a permissão legal da SMCCU e com a autorização da dona do estabelecimento onde ocupa parte da calçada. Há 6 meses, ele investiu em um pequeno “trailler”
que permite que diariamente ele retire o equipamento do espaço público. “Tem que fazer tudo certo. Com isso, ganhei mais clientes e ajudo a manter a ordem. É prático e organizado”, comenta. Ivanildo paga menos de R$ 60 para ter a permissão legal da SMCCU para comercializar sua mercadoria sem transtornos.

A ação aconteceu de forma pacífica e o próximo passo será uma nova operação na parte interna da Feirinha para limpeza da área.

Fonte: Ascom Semtabes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos