Professoras alagoanas são destaques em desafio nacional

As professoras Kerolayne Paixão Sarmento, da Escola Municipal Edgar Tenório de Lima, localizada em Taquarana, e Luciene Julia Soares, da Escola Municipal Prefeito José Custódio da Silva, em Coité do Nóia, conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente, no desafio ‘A natureza das coisas’, conduzido ao longo de 2015 com escolas de ensino básico em todo o país pelo Instituto Acakatu.

As professoras  mobilizaram seus alunos e realizaram projetos voltados para educação ambiental que alcançaram resultados positivos tanto na plataforma virtual, o “Circuito Natureza”, com atividades lúdicas, quanto na movimentação da comunidade escolar, seus vizinhos e famílias dos alunos, para os projetos conduzidos localmente, voltadas para preservação ambiental.

O sucesso dessas atividades foi tanto, que as professoras alagoanas só ficaram atrás de uma escola de São Paulo – o 1º lugar do desafio foi para a professora Maria Ester Nascimento, da Escola Municipal Octávio Pereira Lopes, localizada no bairro Guapira, da capital paulista.

O Edukatu é uma rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, em parceria com a Braskem. Em Alagoas, as atividades de mobilização e preparação das escolas – públicas e particulares – que desejem participar do desafio são conduzidas pelo Instituto Lagoa Viva (ILV), parceiro local da Braskem.

“Recebemos esse resultado com um sentimento de felicidade, que se mistura com orgulho e sensação de dever cumprido. Gostaríamos de destacar o trabalho e a perseverança das nossas professoras, pois em suas escolas não há internet e elas precisam ir com seus alunos para o telecentro das cidades para acessar o sistema e realizar as atividades propostas”, destacou Lenice Moraes, presidente do ILV.

O fato das professoras destaque serem de cidades do interior mostra como o trabalho desenvolvido pelo Lagoa Viva nesta qualificação dos educadores está sendo bem executado, apontou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.

“Isso mostra como o trabalho está sendo bem feito, pois as professoras encontraram em suas cidades mais dificuldades que outras equipes em capitais e outros centros urbanos e, mesmo assim, conseguiram essa premiação no Edukatu. Prova de que o trabalho está sendo bem executado e que é preciso continuar apoiando o Instituto Lagoa Viva”, declarou Milton Pradines.

Desafio Edukatu

As professoras Kerolayne e Luciene, assim como os demais educadores em todo o país, foram avaliadas em três áreas no desafio ‘A natureza das coisas’: Quantidade de alunos cadastrados na plataforma virtual e fazendo as atividades; Qualidade dos projetos e postagens dentro da rede; e a Interação off-line (o nível de engajamento dos alunos com a comunidade).

Como prêmio, a professora Kerolayne ganhou um tablet e a professora Luciene, um kit de material didático sobre meio ambiente e consumo consciente.

Para 2016, o Edukatu pretende lançar novos percursos e novidades na plataforma virtual. As escolas interessadas em participar do desafio podem entrar em contato com o Instituto Lagoa Viva, através do e-mail institutolagoaviva@hotmail.com ou pelo telefone (82) 3221-5189, para adequada orientação e preparação à participação através de oficinas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos