Após 20h de apagão, comerciantes contabilizam prejuízos e trade exige medidas

Pin itMaragogi

Após cerca de 20 horas de interrupção no fornecimento de energia elétrica, a tarde deste sábado (2) foi para contabilizar prejuízos para comerciantes de Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo, na região norte do Estado. O fornecimento de eletricidade foi interrompido por volta das 18h de ontem (1º) e só foi restabelecido às 13h36 de hoje, de acordo com informações repassadas pela Eletrobras.

Com cerca de quatro mil leitos, fora as casas de veraneio e sublocação, segundo estimativa da Secretaria de Turismo de Maragogi, apenas neste cidade a população chega a quintuplicar durante a alta temporada. Em entrevista ao Alagoas 24 horas, a secretária Mariana Gorenstein informou que há tempos a prefeitura, juntamente ao trade turístico, cobra da Eletrobras medidas efetivas para evitar o que aconteceu neste começo de ano. “É preciso que haja investimentos da Eletrobras no sentido de que essas quedas não aconteçam mais e que os investimentos considerem, ainda, o aumento no número de leitos na cidade”, defende.

Leia também

Pólo turístico permanece há 12 horas sem eletricidade

A interrupção no fornecimento de energia provocou outro transtorno, a falta de água. Comerciantes precisaram comprar água potável para cozinhar em seus estabelecimentos e a população nativa também foi afetada. Turistas que estavam hospedados nas cidades teriam abandonado suas estadias, revoltados com a demora na resolução do problema.

Em nota enviada pela assessoria da Eletrobras à imprensa, a companhia informou que foram detectados danos a estruturas da rede elétrica de grandes proporções. Afirmou, ainda, que lamenta o ocorrido e que trabalhou incansavelmente para reparar os defeitos registrados no sistema elétrico.

A Eletrobras informou ainda que se reúne periodicamente com o trade do litoral norte. Nas reuniões realizadas foram apresentados os planos de manutenção nas redes de baixa e média tensão, que estão operando dentro da normalidade, o que comprova que o planejamento não fracassou.

O defeito que causou a interrupção de ontem pra hoje foi na rede de alta tensão (69 mil voltz), que também tem passado por manutenção. O cabo rompeu em uma área rural, de difícil acesso e por isso não foi possível ser normalizado antes. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.

Em relação aos investimentos, a Eletrobras tem um plano de médio e longo prazo, que já foi apresentado ao trade do litoral norte. As obras estão em fase de captação de recursos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos