Casos de microcefalia sobem para 139 em Alagoas

DivulgaçãoSecretaria de Estado da Saúde atualiza mais um boletim sobre casos de microcefalia no Estado

Secretaria de Estado da Saúde atualiza mais um boletim sobre casos de microcefalia no Estado

Os números dos casos de microcefalia subiram de 135 para 139 esta semana, de acordo com dados divulgados, nesta segunda-feira, 04, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme informações do órgão de saúde, dos 139 casos suspeitos, 133 foram notificados em recém-nascidos e seis em intrauterinos.

Segundo o município de ocorrência (serviço onde nasceu a criança), os casos suspeitos de microcefalia concentram-se em Maceió (46), Santana do Ipanema (35), Palmeira dos Índios (16), Penedo (9), Arapiraca (12), Delmiro Gouveia (5), União dos Palmares (4), São Miguel dos Campos (3), Murici (1), Maragogi (1) e Coruripe (1). Já o 6 casos intrauterinos foram identificados em Girau do Ponciano (1), Canapi (1), Porto Calvo (2) e Arapiraca (2).

A Sesau ressalta ainda, por meio de Nota Técnica, que os exames de imagem para acompanhamento dos casos iniciaram em 17 de dezembro de 2015, de forma ordenada e com prévio agendamento da Sesau com os municípios de residência dos  casos. A tomografia computadorizada do crânio dos bebês está sendo realizada no Hospital Geral do Estado (HGE).

 A recomendação do Ministério da Saúde (MS) foi que, a partir do dia 19 de novembro de 2015, a ocorrência de microcefalia que atendessem a definição de caso fosse notificada de forma imediata às Secretarias Estaduais de Saúde. Os casos a serem notificados são os suspeitos durante a gestão e também os suspeitos de microcefalia no parto ou pós-parto.

 Nordeste

 A situação dos registros de casos de microcefalia na Região Nordeste, divulgada pelo Ministério da Saúde, coloca Alagoas na sexta posição em relação ao número de casos suspeitos, que são 139. O maior quantitativo de notificações está nos Estados de Pernambuco (1.153), Paraíba (476), Bahia (271), Rio Grande do Norte (154) e Sergipe (146).

  Casos suspeitos:

46 casos informados por serviços da Capital;

35 casos informados por serviços de Santana do Ipanema;

16 casos informados por serviços de Palmeira dos Índios;

9 casos informados por serviços de Penedo;

12 casos informados por serviços de Arapiraca;

5 casos informados por serviços de Delmiro Gouveia;

4 casos informados por serviço de União dos Palmares;

3 casos informados por serviço de São Miguel dos Campos;

1 caso informado por serviço de Murici;

1 caso informado por serviço de Maragogi;

1 caso informado por serviço de Coruripe.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos