Ação conjunta de combate ao Aedes aegypti começa nesta terça-feira em AL

Agentes de endemias farão a remoção mecânica dos ovos e larvas do mosquito e notificarão casos suspeitos

foto_04-01-2016_17-54-29_DENGUE_foto_Carla_Cleto_18_JPG

Alagoas inicia nesta terça-feira (05), uma grande mobilização para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Um batalhão formado por agentes de endemias irão às ruas dos municípios alagoanos, percorrendo imóveis públicos e privados. A ação será iniciada pelos municípios de Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Maragogi.

O combate ao Aedes aegypti prosseguirá até o dia 29 deste mês, em parceria com os municípios. Conforme destacou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, vários órgãos governamentais vão participar da operação, para que o Estado enfrente o desafio de reduzir os criatórios do mosquito.

Segundo Cleide Moreira, a mobilização também irá chamar a atenção da comunidade para desenvolver ações de prevenção, com a realizando vistorias nos cômodos das residências, com o acompanhamento do morador.

Os agentes farão a remoção mecânica dos ovos e larvas do mosquito e notificarão casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus, por meio de ficha específica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e informarão as equipes de Atenção Básica. “Esperamos que, por meio dessa ação e, com a participação de toda a sociedade, registremos um declínio no número de casos”, disse a gerente.

Na quarta-feira (6), a ação prossegue em Satuba, São Luís do Quitunde, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Canapi, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Maragogi. Já em Maceió, começa na quinta-feira (7), com concentração às 7 horas, na Praça do Skate, na Ponta Verde. O mutirão contará com a participação de 80 agentes, que percorrerão ainda os bairros de Jatiúca, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra.

Ainda na quinta-feira (7), além de Maceió os agentes estarão em Messias, Paripueira, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maragogi.

Encerrando as atividades desta semana, na sexta-feira (8), um total de 40 agentes de combate a endemias estarão em Maceió, no bairro Jacintinho e nos municípios de Rio Largo, Roteiro, Inhapi, Dois Riachos, São Miguel dos Campos, Boca da Mata, Feliz Deserto e Japaratinga.

A ação, coordenada pela Defesa Civil estadual, conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Corpo de Bombeiros; além das Secretarias de Estado da Assistência Social; Educação, Meio Ambiente; Segurança Pública e Fazenda, Ministério Público Estadual e Gabinete do Governador.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos