Hemoal inicia Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval nesta segunda (25)

Ação será realizada até sexta-feira (29) e cada doador irá receber uma camisa confeccionada para a campanha

Olival SantosDOAÇÃO DE SANGUE

Com apenas 29% do estoque de sangue mínimo necessário, uma vez que deveria contar com 300 bolsas, mas dispõe de apenas 87, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá realizar uma Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. A ação, que será iniciada nesta segunda-feira (25), e tem o propósito de formar um estoque estratégico para atender as transfusões durante as festas de momo, irá distribuir uma camisa para o doador.

E com o intuito de facilitar o acesso aos doadores que não podem se deslocar até as unidades Trapiche e Farol ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca, serão realizadas três coletas itinerantes de sangue, no horário das 8h às 16h. Na quarta-feira (27), a Unidade Móvel vai estar na sede do Curso de Zootecnia da Ufal, em Rio Largo; na quinta (28), a ação irá ocorrer em frente ao JÁ do Centro e, na sexta-feira (29), a Unidade Móvel estará em frente ao Banco do Brasil de Rio Largo.

Com estas ações, a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, espera estabilizar o estoque de sangue do órgão, uma vez que no próximo fim de semana acontecem as prévias carnavalescas de Maceió e, uma semana após, será o feriadão do Carnaval. “Além do fluxo nas emergências e maternidades, temos que trabalhar com a possibilidade do aumento de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo. Por isso, aumentar o estoque é uma ação preventiva e necessária”, pontuou.                                                                                                                                                                                                                                         Pré-requisitos para doar – É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde Doar – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

Agendamento – E os doadores que preferirem agendar suas doações, podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

No entanto, a grande novidade do programa, é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos