Plano Diretor: Prefeitura promove 5ª audiência pública

Mais uma Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor para Maceió. A audiência aconteceu no auditório da Casa da Indústria, no Farol. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Mais uma Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor para Maceió. A audiência aconteceu no auditório da Casa da Indústria, no Farol.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A revisão do Plano Diretor de Maceió, instrumento que norteará o desenvolvimento da cidade nos próximos 10 anos, voltou a ser discutida neste sábado (12). Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), a Prefeitura promoveu a 5ª Audiência Pública para a elaboração do projeto.

 Passadas aproximadamente 20 atividades para a elaboração do Plano, a exemplo de oficinas técnicas, sensibilização e audiências públicas, a expectativa da Prefeitura é concluir este mês a fase das contribuições para que a equipe gestora do Plano possa iniciar a formatação do projeto que será enviado à Câmara Municipal de Maceió (CMM), como mais uma parte do processo.

“Não dá para precisar ainda a data, mas entendemos que com o aprofundamento das discussões muito em breve o projeto estará pronto para ser encaminhado à Câmara de Vereadores”, disse o arquiteto e secretário municipal de Planejamento e do Desenvolvimento, Messias Costa.

Como parte do processo, entre outros temas, as discussões contemplam o Meio Ambiente, Paisagem Urbana, Adensamento e Reabilitação (uso e ocupação do solo), além da Mobilidade Urbana na capital alagoana.

“Esse é um processo que vai adquirindo maturidade ao longo do seu desenvolvimento. Hoje estamos na quinta audiência, mas já se passou uma série de atividades para incorporar sugestões. Outro ponto fundamental foi a formação do Conselho do Pano diretor, com a representações de vários segmentos para discutir as muitas expectativas para esta revisão, de modo que ao termino o projeto represente o desenvolvimento da cidade de forma orientada e resguardando os valores da nossa cidade”, detalhou o titular da Sempla.

Ainda nesta 5ª audiência, Messias Costa destacou que a participação popular é fundamental para proporcionar mais autonomia ao Palno, considerando as questões ambientais e demais singularidades da cidade, a exemplo das praias e culminante potencial turístico, focando sobretudo na capacidade de preservação.

“As audiências são para tratar da evolução de todos os temas. Neste momento estamos discutindo o caderno técnico, discutindo de que maneira iremos ter uma cidade melhor e que tenha rumos para o futuro”, complementou Messias.

A audiência está sendo realizada no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol, com previsão de término às 17h. De acordo com a Lei Municipal nº 5486/2005, uma revisão periódica do Plano Diretor deve acontecer a cada 10 anos, no intuito de traçar as diretrizes que irão promover o desenvolvimento da cidade.

 

Fonte: Eberth Lins / Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos