Adeal realiza em maio campanha de vacinação contra aftosa

Adeal realiza em maio campanha de vacinação contra aftosa
Adeal realiza em maio campanha de vacinação contra aftosa

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deu início aos preparativos para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016 que será realizada no período de 1º a 31 de maio.

O órgão de defesa tem como meta vacinar 100% do rebanho de bovídeos do Estado, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de animais.

Atualmente, Alagoas conta com o status sanitário internacional de zona livre da febre aftosa com vacinação e o criador que deixar de vacinar o rebanho estará sujeito a punições previstas na lei, a exemplo do pagamento de multas.

A Adeal orienta que o criador, logo após vacinar os animais, procure um escritório do órgão de defesa para fazer a declaração, portando documentos e a nota fiscal da compra da vacina, atualizando os dados cadastrais.

A agência de defesa lembra que as doses da vacina antiaftosa só estarão disponíveis nas lojas credenciadas de revenda de produtos agropecuários, apenas no mês de maio.

“É importante lembrar ao criador que não deixe para adquirir a vacina na última semana, pois algumas revendas poderão não ter mais estoque”, avisou o assessor Executivo de Defesa Agropecuária da Adeal, Ironaldo Monteiro.

Em novembro do ano passado, na segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa, Alagoas obteve uma cobertura vacinal superior a 97%.

Fonte: Adeal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos