Alunos do CFAP conhecem Instituto de Criminalística

Direção do IC e do Curso de Formação de Praças estudam forma para ampliar parceria

Ascom/POALVisita à sede do Instituto de Criminalística

Visita à sede do Instituto de Criminalística

Pela primeira vez, o Instituto de Criminalística recebeu, em sua sede, uma turma de alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas. A visita, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 4, foi o desenvolvimento de uma aula prática da matéria de isolamento e preservação de local de crime.

O grupo interagiu com os peritos criminais trocando conhecimentos, tirando dúvidas e conhecendo a sua rotina de trabalho. Os futuros soldados da PM também conheceram os núcleos de balística, de documentoscopia, informática, a central de rádio e o novo laboratório forense do IC.
Segundo a advogada Maria Aparecida, professora da matéria de isolamento e preservação de local de crime, trinta praças integrantes do quinto pelotão do CFAP participaram da apresentação. Ela explicou que após uma aula teórica, os próprios alunos demonstraram o interesse de conhecer o IC e o trabalho realizado pelos peritos criminais alagoanos.
“Como a PM, geralmente é a primeira a chegar à cena de um crime e responsável pelo isolamento e preservação. Eles ficaram muito curiosos para ver como é o trabalho do perito criminal, porque tudo que é feito nesse local vai ajudar muito no sucesso da perícia. Essa interação entre os órgãos é essencial, porque um auxiliar o trabalho do outro, e o conjunto faz o objetivo final que é a elucidação do crime, e em alguns casos a identificação do autor do delito”, afirmou a professora.
Para o perito geral, Manoel Melo Filho, essa parceria realizada pela primeira vez entre o IC e o CFAP é extraordinária para que esses futuros policiais tenham o conhecimento do papel de cada integrante da segurança pública. Como também, a necessidade deles saírem da academia de polícia, aptos a salvaguardar os locais de crime para garantir uma perícia forense de maior qualidade.
“É de suma importância esse tipo de atividade para que as diversas forças de segurança pública do estado conheçam o trabalho das outras forças. Quem ganha com isso é a sociedade, porque o crime organizado se comunica e os órgãos de segurança pública precisam fazer o mesmo para combatê-lo. Além disso, esse tipo de atitude se coaduna perfeitamente com a política de integração mantida pelo secretário Lima Junior”, afirmou Melo.
Com o sucesso da primeira visita, a Chefia do IC, junto à coordenação do curso, pretende ampliar a experiência. Eles irão estudar uma forma de montar um calendário fixo para trazer as demais turmas do CFAP para conhecer o trabalho dos peritos criminais de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos