Seades abre inscrições para o Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Peti

Dados podem ser enviados, de forma gratuita, por link específico na página da Secretaria na internet; evento acontece no dia 13 de julho

SeadesIMG_3248

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições para a edição 2016 do Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O encontro acontece no dia 13 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir da página da Seades na internet, no endereço www.seades.al.gov.br. No site, o interessado vai encontrar o link onde preencherá a ficha de inscrição com seus dados. Após o preenchimento e envio do questionário, é necessário apenas aguardar a confirmação da inscrição.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, o encontro vai colaborar com o trabalho de identificação desses casos e orientação dos responsáveis. “Com a participação de gestores do interior do Estado e das entidades que atuam nessa área, pretendemos avaliar o andamento das ações de enfrentamento, compartilhar experiências e buscar sensibilizar os órgãos públicos para a aplicação de medidas protetivas visando à redução dos índices de trabalho infantil em Alagoas”, explicou Pinaud.

Na programação do Encontro, serão debatidos desafios para erradicação das piores formas de trabalho infantil no Brasil, a aprendizagem profissional e inserção qualificada de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, o perfil das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e a experiência do município de Taquarana na aplicação das ações estratégicas do Peti.

O evento terá a participação de representantes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Mulher e Direitos Humanos, do Ministério do Desenvolvimento Social, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FETIPAT/AL), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil (FNPETI), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares de Alagoas e Conselho Estadual de Assistência Social.

Dia Mundial – Dentro das ações que lembraram a passagem do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, a Seades reuniu, em maio, os gestores do Peti nos 31 municípios com maior incidência em Alagoas para passar orientações quanto ao plano de trabalho a ser desenvolvido para aplicação em 2016 e 2017 e na destinação de recursos federais para as ações.

Ainda na programação para o Dia 12, a Seades participou no início deste mês, de mobilização realizada no Mercado da Produção para identificar e acolher crianças em situação de trabalho infantil, bem como para orientar os responsáveis.

Fonte: Petrônio Viana/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos