Secretaria de Saúde orienta onde fazer o Cartão SUS e quando utilizá-lo

Novo cartão definitivo é ligado ao CPF e pode ser feito em unidades de saúde municipais

Olival SantosCartão SUS tem a importância do RG ou Certidão de Nascimento, pois representa a existência do usuário na rede de saúde

Cartão SUS tem a importância do RG ou Certidão de Nascimento, pois representa a existência do usuário na rede de saúde

O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um documento imprescindível para o acesso aos serviços de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre os locais para confecção do cartão e quais documentos devem ser apresentados.

De acordo com a responsável técnica pelo Sistema de Informação da Sesau, Roseane Medeiros, o usuário pode realizar o Cartão SUS em unidades de saúde municipais ou nas sedes das Secretarias de Saúde dos municípios.

“Em Maceió a população pode se dirigir ao Pam Salgadinho, no posto Roland Simon no Vergel, Ib Gatto na Colina dos Eucaliptos e no Pam Bebedouro”, explicou Roseane.

A técnica lembrou que a apresentação do Cartão SUS é obrigatória para a realização de consultas e procedimentos ambulatoriais e hospitalares em toda a rede do SUS. Ela explicou que utilizá-lo é uma determinação do Ministério da Saúde (MS), que visa tornar mais fidedignas as informações apresentadas.

“O Cartão SUS tem a importância do RG ou Certidão de Nascimento, pois representa a existência do usuário na rede de saúde. A partir do cadastro, todo o histórico do usuário é registrado, desde uma consulta ambulatorial, até procedimentos mais complexos como exame de tomografia e cirurgias”, afirmou.

Os documentos necessários para a obtenção do Cartão SUS são a carteira de identidade ou certidão de nascimento, casamento ou divórcio, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

Atualização – Roseane Medeiros ressaltou, ainda, que o as pessoas que possuem o cartão do SUS com mais de um ano podem procurar as unidades para a atualização do documento.

“O novo cartão SUS é ligado ao CPF e é um documento definitivo, contendo todas as informações e histórico médico do paciente”, destacou Roseane.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos