Iluminação de Maceió proporciona lazer noturno da orla à periferia

Iluminação-na-praia-do-Sobral-002

Maceió está bem iluminada. A diferença nas ruas, canteiros centrais, praças, orla e demais espaços públicos, é visível para quem mora na cidade ou a visita. E sem medo do escuro, vários maceioenses têm aproveitado a noite para sair de casa viver momentos de lazer. De responsabilidade da Prefeitura, o serviço de iluminação é custeado com a contribuição dos maceioenses, por meio da Cosip, paga na conta de luz.

Morador da Praia do Sobral, Robson da Silva aproveita os momentos de lazer proporcionados pela nova iluminação. No local, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) instalou novos postes e luzes mais potentes. “Mudou muita coisa depois que os novos postes foram instalados. Retomamos o hábito de ir à praia à noite. Antes, estava tudo muito esquecido, esquisito. Agora está muito agradável. A Rua São Sebastião, onde eu moro, agradece”, afirma.

Na praia, além da iluminação tradicional direcionada para a rua e o calçadão, estão sendo instalados projetores voltados para a faixa de areia. “Por Maceió ser uma cidade turística, cujo principal atrativo são as praias, não poderíamos descuidar da iluminação na orla, para melhor aproveitamento dos visitantes e moradores adeptos dos passeios noturnos à beira-mar”, explica o superintendente da Sima, Frederico Lins.

LED e automação na periferia

No mês de junho, o Conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes, recebeu inovador projeto piloto, por meio do qual a Sima poderá ligar ou desligar o equipamento à distância, regular a luminosidade e ter conhecimento imediato sobre eventuais defeitos na rede. “Desta maneira, teremos uma redução nos gastos de energia e eficiência em relação ao trabalho de iluminação nas regiões em que for instalado”, comenta Lins.

Além da implantação do mecanismo, que até então funcionava apenas na orla marítima, estão sendo instaladas luminárias de LED, tecnologia que permite mais eficiência em luminosidade e maior durabilidade, o que representa menor custo de manutenção. O mesmo sistema já foi implantado em locais de grande movimentação, como a Ponte sobre o Vale do Reginaldo, na Avenida Leste-Oeste.

Para fazer a diferença na iluminação pública, oferecendo mais segurança à população de Maceió, o superintendente destaca o investimento em equipamentos, pessoal especializado e materiais de qualidade, além de manter um canal de comunicação direto com a população. “Temos o Disque Luz 0800 031 9055 e também a solicitação on line pelo www.maceio.al.gov.br/disqueluz. A população pode solicitar serviços como a implantação ou expansão de redes de energia em localidades pouco iluminadas, instalação de postes. Substituição de lâmpadas ou luminárias queimadas, o prazo de atendimento é em até 72 horas”, garante Frederico Lins.

Fonte: Da Redação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos