Seleção Olímpica cria pouco e empata na estreia contra a África do Sul

Fifaselecaomasculinadefutebol

A seleção brasileira empatou em 0 a 0 com a África do Sul, na estreia da equipe no Jogos Olímpicos Rio 2016. A equipe comandada por Rogério Micalé teve extrema dificuldade para criar jogadas ofensivas e furar o bloqueio defensivo dos africanos, mesmo no segundo tempo, quando atuou a maior parte com um a mais. A principal oportunidade perdida foi criada por Luan, mas Gabriel Jesus, sem goleiro, acertou o poste. William também entrou no segundo tempo.

O Brasil volta aos gramados no domingo, às 22h, novamente no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Às 19h, a África do Sul enfrenta a Dinamarca, no mesmo local.

Brasil demora a se encontrar no jogo

Logo após o apito inicial do espanhol Mateu Lahoz, a seleção olímpica partiu para cima da África do Sul. Porém, foram os adversários que criaram o primeiro lance de perigo da partida. Aos três minutos, Marquinhos errou o passe no meio de campo e Rodrigo Caio o tempo de bola. Em rápido contra-ataque, Mothiba foi lançado na entrada da área e chutou. Weverton saiu da meta e conseguiu amortecer a esférica, que saiu pela linha de fundo.

A primeira oportunidade brasileira ocorreu aos cinco minutos. Thiago Maia recebeu passe pela direita de ataque, passou por um marcador e chutou forte, mas a bola passou próxima ao travessão de Khune. Neste momento, os sul-africanos tinha mais posse de bola e chegavam com mais perigo. Já os jogadores do Brasil demonstravam ansiedade e erravam muitos passes.

Aos 15, Gabigol fez lançamento da intermediária por cima da defesa africana, mas Gabriel Jesus não conseguiu chegar a tempo e perdeu oportunidade na cara de Khune. Dois minutos depois, Gabriel Jesus recebeu passe em profundidade de Gabigol, foi à linha de fundo e cruzou para Neymar, mas a defesa afastou o perigo.

A partir dos 25, o Brasil passou a pressionar mais e ter mais espaços no bloqueio defensivo africano. Dois minutos depois, Neymar recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu forte de perna direita. Khune saltou e mandou para escanteio.

Aos 34, a África do Sul voltou a levar perigo. Dolly recebeu passe com liberdade e bateu forte da entrada da área, mas a bola sai com muito perigo pela linha de fundo. Dois minutos depois, Felipe Anderson chutou de fora da área, próximo ao poste direito da meta de Khune.

O jogador ainda tentou outras duas vezes, mas as bolas saíram sobre a meta sul-africana. Aos 39, Neymar recebeu passe na entrada da área, ajeitou e bateu forte. Khune espalmou pela linha de fundo. No total, o Brasil teve 60% de posse de bola e chutou nove vezes na meta da África.

Brasil insiste, mas não consegue furar o bloqueio defensivo africano

Logo a um minuto, Neymar invadiu a área e, após um choque e chutar o chão, caiu dentro da área. O árbitro entendeu como jogada normal e mandou seguir. Dois minutos depois, Dolly trocou passes com o Masuku, foi à linha de fundo e bateu cruzado. Weverton tocou com a ponta dos dedos e salvou o Brasil. Aos cinco, Gabriel Jesus recebeu passe na direita de ataque e bateu forte, obrigando Khune a fazer a defesa em dois tempos.

Aos nove, Dolly cruzou da esquerda e Mothiba, sem marcação, cabeceou sozinho, mas Weverton fez defesa tranquila. Aos 14, Mvala recebeu o cartão vermelho e a África do Sul passou a atuar com 10. Imediatamente, Micale retirou Felipe Anderson e colocou o gremista Luan. Foi dele a melhor jogada do Brasil na partida. Ele recebeu passe entre os defensores e lançou Gabriel Jesus pelo lado direito de ataque, dentro da área. O atacante chegou um pouco atrasado e chutou, mas a bola bateu no poste e a defesa afastou.

Aos 30, Neymar lançou Gabigol dentro da área. O jogador chutou de primeira e Khune defendeu com o pé, salvando a África do Sul. Nove minutos depois, Micale retirou Douglas Santos e colocou William.

A seleção brasileira seguiu insistindo até o final, mas a situação não foi alterada. Algumas oportunidades foram criadas, mas todas pararam nas mãos de Khune ou foram finalizadas para fora. Com o apito final, muitas vaias para o time brasileiro.

Jogos Olímpicos – Futebol – 1ª rodada

Brasil

Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos (William); Thiago Maia, Renato Augusto (Rafinha Alcântara) e Felipe Anderson (Luan); Gabriel Jesus, Gabriel e Neymar

Técnico: Rogério Micale

África do Sul

Khune; Mobara, Mathoho, Coetzee e Modiba (Ntshangase); Mvala, Mekoa, Motupa e Masuku (Morris); Mothiba e Dolly

Técnico: Owen da Gama

Gols: –

Cartões amarelos: Mathoho e Mvala (AS) e Marquinhos e Thiago Maia (B)

Cartão vermelho: Mvala (AS)

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Árbitro: Mateu Lahoz (ESP)

Auxiliares: Pau Cebrián Devís e Roberto Díaz Pérez (Ambos ESP)

Fonte: Correio do Povo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos