Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Chapão traça plano B: Lessa ou Almeida como vice

O senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal Benedito de Lira (PP) tentam marcar juntos, em Brasília, audiência com o presidente Lula para o prefeito Cícero Almeida (PP). Isso só deve acontecer em duas semanas, por causa da agenda presidencial.
Antes dessa audiência, há um cenário previamente preparado- assim como o foi para o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que se candidato fosse ao Senado, teria a legenda retirada pelo partido, a pedido de Lula: a candidatura de Cícero Almeida ao Governo está na ordem do dia. E a de Lessa, como vice, é um dos caminhos. Pode também ser ao contrário: Lessa na cabeça de chapa; Almeida como vice.
Este seria um dos caminhos para evitar que o guarda chuva de partidos que sustenta o chapão fosse carregado de vez pela tormenta eleitoral. Claro, o compromisso é reeleger Renan Calheiros ao Senado e garantir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, um palanque em Alagoas.
Este acordo também passa pela Câmara de Vereadores, daí a presença do vereador Galba Novaes (PRB) na reunião do chapão da última segunda-feira: garantindo Almeida como o candidato da frente- e Lessa como vice- todos os acordos políticos- incluindo as indicações dos vereadores na Prefeitura- seriam respeitados pela vice-prefeita Lourdinha Lyra (PR) até janeiro de 2011.
Isso se Almeida vencer a eleição ao Palácio República dos Palmares.
Há o compromisso também de Lourdinha Lyra apoiar o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT)- a essa altura vice de Almeida- a Prefeitura de Maceió, em 2012.
NA ARQUIBANCADA
O senador Fernando Collor (PTB), na disputa ao Governo, ficaria como espectador. Não subiria no palanque de ninguém. Isso passa também por um acordo com o PT local, com resistências ao nome do senador. Não indicaria o vice, a princípio. Na disputa, trabalharia os nomes dos primos, Ada e Euclydes Mello- este último na reunião do chapão, pela primeira vez, na última segunda-feira. Collor participaria da disputa indiretamente, claro, com trânsito em Brasília o suficiente para dar as cartas na sucessão estadual.
E QUINTELLA?
Sobra o deputado federal Maurício Quintella (PR), sempre um crítico feroz do prefeito Cícero Almeida (Lourdinha Lyra, vice de Almeida, não tem espaço político na administração. Muito menos Quintella).
O blog conversou com o presidente do PT, Joaquim Brito. Ele disse, por exemplo, que todos os partidos do chapão esperam o nome de Almeida como “cabeça” na disputa ao Governo, sem oferecer resistência a Ronaldo Lessa. Leva em conta o favoritismo das pesquisas, com vantagem a Almeida.
Mas, disse ele, apesar da expectativa de Lula quanto a Lessa, Brito concorda que o nome na disputa a chefia do Executivo Estadual- representando o chapão- chama-se Cícero Almeida. “Naturalmente, se o prefeito não aceitar, o ex-governador assume o posto”, afirmou.
E Maurício Quintella?, questionou o blog “Ele estava na reunião e disse que apoiará o candidato que a frente escolher”. Pode ser Lessa; pode ser Cícero, em resumo. "Não só ele disse que apoiaria o candidato. Todos disseram isso", frisou.
E Lourdinha Lyra?, insistiu o blog: “O PT não emite juízo de valor”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos