Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Depois de ameaças, PF prepara ação “surpresa”

De O Jornal, de hoje

Depois do ato de solidariedade em Satuba, ao juiz e ex-delegado da Polícia Federal, Sandro Augusto, ameaçado de morte por investigar crimes emblemáticos na cidade, a superintendência da PF já prepara uma nova ação: uma “operação ofensiva”, nas ruas da cidade. As informações são do superintendente da PF, José Pinto de Luna. “O dia e o horário não estão definidos. Pode ser a qualquer momento”, afirmou.

Segundo Luna, a proposta é cumprir, em Satuba, mandados de prisão, apreensão de armas irregulares e de veículos nas ruas em atitude suspeita. “Vamos também atrás de pessoas com mandado de prisão”, completou Luna. “Reiteramos o aviso sobre o doutor Sandro: ele é gente nossa”, disse o delegado da PF, sobre as ameaças contra o magistrado. Os federais estiveram na sexta-feira em Satuba.

As ameaças de morte dirigidas ao juiz e a promotora Martha Bueno aconteceram depois que os dois conseguiram recuperar processos sobre assassinatos em Satuba, que estavam parados no Judiciário. Um deles aparece como vítima Felipe “Babalu” e sua namorada, que estava grávida. Os dois foram executados na Cambona, em Maceió. Sobrenomes de famílias temidas do município constam nas investigações, em denúncias anônimas e no serviço de inteligência da Polícia Civil alagoana.

Em junho de 2003, o corpo do professor de Educação Artística, Paulo Bandeira, foi encontrado carbonizado e acorrentado no próprio veículo, em um povoado próximo a cidade. Bandeira denunciava desvios de verbas do Fundef, o antigo fundo federal de Educação, e acusava, em carta deixada com a família, o prefeito Adalberon de Moraes Barros, preso até hoje, respondendo por outros crimes, entre eles o assassinato de Jeams Alves dos Santos, em 30/12/2002, praticado pelos “seguranças”, como chamam as investigações, de Adalberon. Santos morreu nos braços das mãe, acusando os “seguranças” de Adalberon pelo crime.

Ano passado, o vice-prefeito Célio Gomes de Oliveira, o “Célio Barateiro” foi assassinado a tiros, também em Satuba, cinco dias antes de tomar posse no cargo. Nas linhas de investigações do Ministério Público e da Polícia Civil, o autor intelectual da trama é o prefeito Cícero Ferreira, o “Titor” (PC do B). Titor teria reuniões no presídio Baldomero Cavalcante com o ex-prefeito preso, Adalberon de Moraes, de grande prestígio político na região e teria matado o vice para evitar que Adalberon comandasse a cidade. Titor nega as acusações.

No dia 23 de abril, a Polícia Civil prendeu o sargento da Polícia Militar, Pedro Acioly, que estava em atitude suspeita e com porte ilegal de arma, próximo ao fórum de Satuba, enquanto integrantes do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gecoc) faziam uma visita ao juiz Sandro Augusto. O PM estava em um carro, com placa do Ceará e com os vidros do veículo em película espelhada. A partir deste dia, o magistrado e a promotora passaram a andar com seguranças.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos