Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Estudo antidrogas de AL é referência no MJ

Um projeto que estimula a diminuição no uso de drogas, desenvolvido pelo capitão da Polícia Militar, Wagner Coutinho, foi apresentado hoje ao prefeito Cícero Almeida (PP).
Pela proposta, as escolas públicas do município se transformam em células. Cada célula criará agentes multiplicadores. Os professores receberiam uma bolsa para estimular a participação em cursos de políticas nacionais anti-drogas. Basicamente de prevenção.
Os alunos seriam orientados pelos professores. O prefeito- através da Secretaria Municipal de Educação- ajustaria, na grade cirrucular, a disciplina Gestão Familiar. Aulas de Cidadania e Direitos Humanos, mesclada a atividades lúdicas como esporte,cinema, oficinas de arte.
Na prática, o município gastaria pouco. As células- escolas- seriam estimuladas a encaminhar projetos ao Ministério da Justiça, recebendo incentivo federal.
O projeto de Wagner Coutinho consta na Rede de Altos Estudos em segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça (MJ). "O quê eu percebi é que não adianta mais a repressão. A polícia nao consegue mais dar esta resposta eficaz. Por isso, o caminho mais rápido neste momento é o da educação", disse.
Na pesquisa ele constata, por exemplo, que 80% dos jovens das escolas públicas em todo o Estado vêm de famílias que recebem até dois salários mínimos. 30% dos jovens são de famílias que têm renda até um salário mínimo. Os dados são do IBGE. E o público mais jovem e mais pobre é quem engrossa as estatísticas de assassinato, conforme os registros do Instituto Médico Legal.
Coutinho conversou com jovens inseridos no Proerd- o programa de prevenção no uso de drogas da PM. "Na pesquisa, 50% deles rejeitam o uso de drogas".
A proposta será analisada por Almeida.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos