Blog

Blog do Mousinho

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Lira destaca VLT e a CBTU em discurso no Senado

Considerada a “Melhor Operadora de Passageiros”, pela Revista Ferroviária, a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) também foi homenageada, nesta terça-feira (23), pelo senador Benedito de Lira (PP-AL). Na tribuna do Senado Federal, o parlamentar parabenizou o trabalho da Companhia em Alagoas e cobrou a ampliação da malha ferroviária até o aeroporto Zumbi dos Palmares para desafogar a Avenida Fernandes Lima.
“Esta avenida que é a principal entrada da cidade foi construída quando Maceió tinha 100 mil habitantes, mas hoje está com quase um milhão e eles tem que trafegar neste espaço. A ampliação do VLT até o aeroporto é fundamental para desafogar o trânsito na capital. Por isso, a CBTU tem que manter o ritmo de trabalho”, explicou Benedito de Lira.
O PAC da Mobilidade Urbana destinou R$ 133 milhões para o VLT chegar ao Jardim Petrópolis. Também existem propostas para levar o VLT até o aeroporto para estender quatro quilômetros da rede até Mangabeiras, mas sem recursos assegurados.
No discurso, ele apontou como diferencial da empresa a oferta de transporte qualidade com eficiência e baixo custo para o usuário. “As pessoas que dependem do transporte público não podem ver o transporte corroer uma parcela significativa de seus parcos rendimentos. A passagem custa 50 centavos. Um valor compatível com a capacidade de pagamento de nossa gente, principalmente se comparado à tarifa do ônibus urbano. Tudo com dignidade, rapidez, higiene, conforto e segurança”, exaltou.
“No Brasil, infelizmente, os números são bem mais modestos. Nossa maior rede, a de São Paulo, inaugurada em 1974, tem apenas 74 quilômetros. E os metrôs de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, com extensões, cada um, na casa dos 30 ou 40 quilômetros”, exemplificou.
Ao concluir, o senador alagoano cumprimentou dirigentes e empregados pela obtenção do prêmio. “Que o troféu lhes sirva de estímulo para trabalhar com afinco cada vez maior, consolidando a empresa como uma das grandes operadoras do transporte ferroviário urbano de passageiros em todo o mundo. É essa postura de valorização do transporte ferroviário urbano de passageiros que desejamos ver aplicada em todo o território nacional”, disse.
VLT – Inaugurado há um ano e meio, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Maceió passa por 15 estações ao longo de 32 quilômetros, atendendo aos municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo. De janeiro a outubro de 2012, o VLT já transportou 1,23 milhão de passageiros.
Eficiência – O Prêmio da Revista Ferroviária foi concedido à CBTU com base nos indicadores de produtividade de 2011 e 2012 das empresas que operam serviços de transporte ferroviário de passageiros em nosso País. No discurso, ele apontou como diferencial da empresa a oferta de transporte de qualidade com eficiência e baixo custo para o usuário. “As pessoas que dependem do transporte público não podem ver o transporte corroer uma parcela significativa de seus parcos rendimentos. A passagem custa 50 centavos. Um valor compatível com a capacidade de pagamento de nossa gente, principalmente se comparado à tarifa do ônibus urbano. Tudo com dignidade, rapidez, higiene, conforto e segurança”, disse Benedito de Lira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos