Blog

Paulo Chancey Jr.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Morumbi fora da Copa 2014!

A exclusão do Morumbi como sede da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, soou no mínimo estranha nos bastidores do nosso futebol. A notícia criou polêmica, mas foi abafada pela disputa da Copa do Mundo. Parece até que essa decisão, neste momento foi previamente combinada.

Desde o começo das negociações para as cidades e estádios sedes da copa, o Morumbi sofreu com as altas cobranças. De certa forma até demasiadas, e que não foram cobradas as cidades com muito menos estrutura. O São Paulo teria a responsabilidade financeira para com a reforma do estádio, é claro com ajuda de parceiros fortes.

A CBF afirmou que o tricolor paulista não enviou a entidade máxima do futebol brasileiro as garantias financeiras para o seu projeto. De início, a reforma do estádio custava cerca de R$ 630 milhões, porém o tricolor decidiu adotar um plano B, muito mais barato e mais fácil de ser executado. Projeto esse, que não agradou a CBF estava orçado em R$ 265.423.497.

A polêmica desse assunto, é que sempre existiu os boatos de que seria construído um estádio em São Paulo para participar da Copa, e logo depois da competição seria repassado ao Corinthians por meios legais. Foi citado também que um estádio chamado “Fielzão” de propriedade do próprio Corinthians seria a sede paulista, mas nunca saiu do papel.

A FIFA por sua vez não quer sabe de quem é a responsabilidade, quer sim é ver o estádio pronto. No entanto, com o Morumbi fora, quem é que será o responsável pela construção da nova praça esportiva de São Paulo. Não acredito na possibilidade de que uma das maiores cidades da América Latina fica de fora da competição.

A Prefeitura e o Estado de São Paulo já emitiram nota oficial, afirmando que está afastada a possibilidade de usar recursos públicos para a construção do estádio.

Estamos em plena disputa da Copa do Mundo 2010, mas com a cabeça já em 2014. Ao final desta edição, os olhos e principalmente as cobranças se voltam para o nosso país. Devemos esperar que as coisas mudem, pra melhor, por quê não queremos fazer vergonha justo numa Copa do Mundo!

Os problemas não para por aí. Arena da Baixada no Paraná e o Beira Rio no Rio Grande do Sul já foram alertados sobre as obras, além dos valores estratosféricos para reformas e construções dos estádios. Mas isso fica para um outro post.

Até a próxima. Vale a pena ficar de olho!

Paulo Chancey Junior

CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos