Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O mais do mesmo com Collor, Lessa e Téo Vilela

O empate técnico, apontado na pesquisa Ibope, entre os candidatos ao Governo pode ser interpretado de duas formas: primeira, a quantidade de indecisos não é tão diferente quanto da primeira pesquisa, realizada em agosto. As curvas estão na margem de erro de três pontos; segundo, o prestígio do senador Fernando Collor (PTB), do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) ou do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) é o que menos contará nesta votação.
Figuras manjadas na política local, os três possuem de diferente o fato de estarem separados nesta eleição. O resto da ópera é conhecido por todos.
Em Pernambuco, o prestígio do governador Eduardo Campos (PSB)- cotado para ser um futuro vice-presidente da República- embala o quadro local. E o rival dele é o ex-governador pernambucano e atual senador, Jarbas Vasconcelos (PMDB), quarenta pontos abaixo na disputa.
Em Minas, os tucanos viram a mesa na disputa entre Anastasia e Hélio Campos, apoiado por Lula. O prestígio do presidente da República não é maior que o do PSDB. E em São Paulo, a popularidade de Lula não ajuda Aloísio Mercadante. Geraldo Alckmin lidera as pesquisas, mostrando que o PSDB, governando a cidade desde 1992, é quem dará o tom da votação.
E o tom da eleição alagoana? O empate mostra também que o eleitor vê em um ex-presidente da República, um ex-governador e um atual governador o mais do mesmo: contam com o apoio do presidente Lula, mas foram protagonistas das duas décadas perdidas alagoanas: os anos 90 e 2000. Na contramão do quadro nacional.
Senado
A vereadora Heloísa Helena (PSOL) saiu de 44% para 41%. Como a margem de erro da pesquisa Ibope é de três pontos, o quadro para Heloísa não se modificou.Ou seja, ela não perde nem ganha eleitores.
O quê mudou na disputa pelo voto? A quantidade de indecisos caiu pela metade- de 40% para 21%. E os indecisos foram canalizados para Renan Calheiros (PMDB)- saindo de 42% para 54%- e Benedito de Lira (PP), de 28% para 35%. Renan assume a ponta da eleição.
Pode-se creditar, em parte, esse trabalho ao PRTB, que diz não ser laranja, mas investe pesado contra Heloísa. E unicamente Heloísa. Ou se creditar o prestígio de Lula, colado a imagem de Renan e Biu de Lira. E também a estratégia de Biu: rival de Heloísa, siamês a Renan.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos