Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Segurança das urnas gera dúvidas na OAB Nacional

Após julgamento do caso das urnas eletrônicas, que acabou na derrota do empresário João Lyra e a condenação dele por litigância de má fé, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a OAB nacional reacendeu o debate- em fogo morto- sobre o sistema eletrônico de votação. Lyra questiona a segurança das urnas nas eleições de 2006, que deram vitória a Teotonio Vilela Filho. O TSE entendeu que o empresário estava errado. JL era uma voz isolada. A OAB nacional comprou a briga.
Entrevistado pelo Jornal da Mídia, o presidente nacional da ordem, Ophir Cavalcante, disse ter “uma pulga atrás da orelha”, sobre a transparência do sistema. “Estamos votando na confiança da Justiça. Por que o sistema eleitoral não pode ser fiscalizado? O que se quer é transparência suficiente para que o eleitor tenha segurança do seu voto”.
Ophir Cavalcante recebeu o Comitê Multidisciplinar Independente, que elaborou relatório com advogados e especialistas em tecnologia da informação, para dar subsidios aos deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, sobre a minireforma eleitoral. Analisa também estudo publicado em 2009, pelo TSE, sobre o voto eletrônico.
A comissão põe mais dúvidas que certezas nas urnas eletrônicas. É sistema sujeito a “violações”, disse a advogada Maria Aparecida da Rocha Cortiz, do Comitê. Isso por não existir controle independente do software e a possibilidade de vulnerabilidade. Mesmo o boletim de ‘zerésima’, expedido antes da votação, não garante essa legitimidade, levanta o Comitê.
O que quer a comissão? Que o voto eletrônico possa ser impresso, na linguagem da ordem, “materializado”, uma discussão rejeitada pela Justiça Eleitoral, temendo que o eleitor seja identificado- e pressionado- na hora de escolher um candidato. A impressão do voto está inclusa na minirreforma eleitoral e deve ocorrer a partir de 2014, sob arrepio do TSE. Para a OAB,a impressão facilitaria o trabalho dos advogados. O papel é uma prova inviolável.
O problema, segundo o Comitê, é a condenação de JL no TSE por levantar suspeitas quanto ao sistema de votação ou a inviolabilidade das urnas. Se o sistema é seguro, qual o temor? Para o Comitê, qualquer advogado que questionar o sistema pode sofrer “uma restrição grave” ao seu trabalho. Uma condenação semelhante a de JL.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos