Blog

Blog do Mousinho

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Senador é eleito para Comissão de Agricultura

O senador Benedito de Lira (PP-AL) foi eleito por aclamação presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado e imediatamente defendeu ações do Governo Federal para minimizar os efeitos da estiagem na produção rural e a criação de políticas públicas para superar a crise do setor sucroalcooleiro.
Benedito de Lira disse, no seu discurso de posse no Senado, que “Esta é uma das Comissões mais importantes da Casa porque deve monitorar, cobrar e assessorar o Executivo nas políticas públicas para este setor que é responsável pelo equilíbrio da balança comercial brasileira. Mesmo com grandes problemas, ainda é a alavanca da nossa economia. Vivemos no país com a maior área agricultável do mundo e é inadmissível que não seja o maior produtor”, ressaltou.
A deficiência e os altos custos do transporte da produção foram apontados pelo novo presidente e pelos integrantes da CRA como o principal gargalo para a competitividade dos produtos brasileiros no mercado. “A China prefere comprar de outros países a ter que esperar 60 dias para carregar um navio nos portos brasileiros. Não existe alternativa de transporte. Os portos são lentos e as rodovias não conseguem dar vazão”, ilustrou Lira.
Os senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS), Cyro Miranda (PSDB-GO), Francisco Dornelles (PP-RJ), Jayme Campos (DEM-MT), Kátia Abreu (DEM-TO) e Valdir Raupp (PMDB-RR) também acreditam que a CRA deve se esforçar para cobrar projetos que aperfeiçoem a logística do agronegócio. “É uma reclamação comum dos produtores. Não adianta produzirmos se não há estrutura para transporte e armazenagem. Tínhamos que utilizar todos os meios possíveis: rodovias, ferrovias, portos e hidrovias, explicou o senador Valdir Raupp.
Os parlamentares integrantes da CRA demonstraram apoio ao novo presidente. “Somos produtivos, mas não somos competitivos. Esse é o maior desafio da Comissão”, falou a senadora Ana Amélia Lemos.
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, colocou a entidade á disposição da Comissão. “Todas as iniciativas que ajudem nossos produtores a serem mais competitivos devem ser abraçadas por todo Congresso Nacional.”
Nordeste – Sobre os problemas da agricultura no Nordeste, o senador afirmou que irá cobrar do Governo Federal medidas efetivas para minimizar os efeitos da estiagem na vida dos produtores. “A cada ano vemos as mesmas cenas de cidades abastecidas por carros-pipa, animais morrendo de fome e seca e o desespero do sertanejo. Isso acontece porque não existe uma política de Estado.
Benedito de Lira também disse que irá cobrar do Ministério da Agricultura a liberação dos estados nordestinos como áreas livres de febre aftosa com vacinação.
Outro ponto no discurso de posse foi a crise dos pequenos agricultores de cana que enfrentam a seca e a falta de uma política de incentivo a produção de etanol no país. O senador defende a inclusão “Não posso conceber a importação de etanol de outros países com a potencialidade de produção que temos. Só falta uma política clara de incentivo”, disse.
Apesar de destacar as iniciativas para o Nordeste, o presidente da CRA deixou claro que a Comissão deve “abraçar” todos os temas e entidades representativas que colaborem com o desempenho da atividade agrícola. “Mesmo sendo da base do governo, não teremos temas tabu. Estamos abertos a todos os segmentos que tenham interesse na produção agropecuária do país”, destacou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos