Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

TRE: Sexta fora da eleição; ficha limpa retroage

Ao impugnar a candidatura do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Sextafeira (PSB), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fechou um entendimento, semelhante ao do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): políticos condenados em órgão colegiado são "fisgados" pela lei do Ficha Limpa- e, portanto, devem ficar de fora da eleição.
Assim, a lei retroage, seguindo-se interpretação contrária ao TRE do Maranhão, da dinastia Sarney.
Em tese, Sextafeira foi o primeiro a ser impugnado, em uma lista que tem nove nomes. Faltam oito.
A lei do Ficha Limpa é uma lição de cidadania, mas também um alerta a própria Justiça. O TRE alagoano, por exemplo, será obrigado a aceitar a candidatura de acusados em assassinato. Isso porque o processo contra eles- ainda não julgados em primeira instância-permitiram a criação de uma blindagem naquele que seria o único calcanhar para se derrubar a influência de Aquiles.
Quem usou e abusou do poder fica de fora da eleição; os assassinos continuam a perpertuar suas zonas de coronelato, com apaniguados espalhados pela máquina pública. Um título assinado pelo Estado,como bem faziam os reis de Portugal, ao assinarem títulos de terras aos "donos" de uma região. O caminho ainda é longo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos