Feira do Peixe Vivo atrai consumidores de vários bairros de Maceió

Evento foi realizado pela Seagri em parceria com a Federação dos Pescadores, Sebrae, Codevasf, Ideral e Lago Escunas Pescados

AscomFeira do Peixe

Feira do Peixe Vivo

Consumidores de diferentes bairros de Maceió tiveram a oportunidade, neste sábado (24), de adquirir uma variedade de pescado direto dos pescadores com produtos frescos e vivo, durante a Feira do Peixe Vivo, no mercado de peixe São Pedro, no Vergel do Lago. O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), em parceria com a Federação dos Pescadores, Sebrae, Codevasf, Ideral e Lago Escunas Pescados.

Entre os produtos frescos comercializados destacam-se Curimã, Dourado, Xaréu, Arabaiana, Tainha, além de Surubim e Tilápia, vivas diretos do tanque criatório. Também foram vendidos mariscos como sururu, massunim, camarão, além de filé de siri.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, a Feira do Peixe Vivo é uma grande oportunidade para os pescadores comercializar seus produtos diretamente com os consumidores, sem a interferência do atravessador. “São produtos de qualidade, saudáveis, de valor acessível para a população e que gera renda para as famílias dos produtores do pescado”.

Eliane de Moraes, presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas e também da Confederação Nacional dos Pescadores, destaca a parceria com o governo de Alagoas na realização da Feira do Peixe Vivo, e que tanto o público como as vendas superaram as expectativas da entidade. “Foi um sucesso de vendas e contribuiu com a renda das famílias dos pescadores que integram a Fapeal”, reconhece a representante da categoria.

Fruto da parceria e o sucesso alcançado na Feira, a presidente da Fapeal anunciou que, a partir de agora, o Mercado de Peixe São Pedro estará funcionando de segunda-feira a domingo, das 05h às 17h. Segundo Eliane, há 15 anos o mercado para venda de peixes no Vergel não abria suas portas para o público consumidor.

Fábia Farias, soube da realização da Feira do Peixe Vivo pela imprensa e se deslocou da cidade de Marechal Deodoro para comprar o pescado. “É uma excelente iniciativa do governo e os produtos comercializados são de ótima qualidade”.

O servidor público César Costa, morador do bairro da Ponta Verde, também foi às compras e reconheceu a qualidade e a variedade dos produtos à venda. “Além dos preços convidativos, pude escolher no tanque o melhor peixe”.

Como informa Manoel Sarmento, superintendente de Aquicultura da Seagri, a segunda edição da Feira do Peixe Vivo de 2016 tem como objetivo estimular a população para o consumo do pescado não apenas no período da Semana Santa, mas em todo o período do ano.

Participaram da Feira do Peixe Vivo produtores das Colônias de Pescas de Maceió, dos bairros do Trapiche, Bebedouro e Pontal da Barra, e dos municípios de Piaçabuçú e Coruripe.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos