Artesanato alagoano será homenageado nacionalmente no 9º Salão do Artesanato

Itawi AlbuquerqueArtesanato alagoano será homenageado na primeira feira nacional do ano

Artesanato alagoano será homenageado na primeira feira nacional do ano

O artesanato alagoano ganha projeção nacional mais uma vez. A organização do 9º Salão do Artesanato, que acontece em Brasília, de 29 de março a 02 de Abril, convidou o Estado para ser homenageado na edição deste ano.

Alagoas aparecerá tanto na divulgação como na ornamentação do evento, com referências do artesanato alagoano espalhados pelo Salão, e receberá ainda o maior estande da feira, com um espaço de 120 m².

Para esta primeira participação do ano em um evento nacional, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), responsável pela organização do estande, levará 12 artesãos, selecionados por meio de edital de Chamamento Público, cumprindo exigência do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

“Estamos abrindo o ano com o pé direito, provando mais uma vez que nosso artesanato tem um diferencial. É a primeira feira nacional do ano e, além do artesanato, nosso estande vai apresentar um pouco do turismo e da gastronomia alagoana. Nossa expectativa com relação à comercialização é a melhor possível”, afirmou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

A lista definitiva dos artesãos alagoanos selecionados para participar do 9º Salão do Artesanato em Brasília será divulgada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Ações

Para promover a atividade e facilitar a ponte entre artesãos e lojistas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo tem implementado diversas ações. Em julho do ano passado, a Sedetur lançou o Catálogo do Artesanato Alagoano, que registra todas as tipologias artesanais do Estado e conta com uma proposta mais comercial, fornecendo informações de contato de artesãos. O Catálogo vem sendo distribuído em feiras nacionais e galerias de arte de todo país.

Além disso, a Secretaria instalou placas do projeto Alagoas Feita à Mão nas casas-ateliê de artesãos em diversos municípios alagoanos, a exemplo de Boca da Mata e do povoado da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar. As placas identificam, agregam valor e deixam os locais marcados para o turista que passa pela região.

O Catálogo do artesanato está disponível no site da Sedetur.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos