Museu do TJAL recebe visita de pesquisador e escritor carioca

Rodrigo Japiassu aproveitou para conhecer o Centro de Cultura e Memória do Judiciário alagoano; seu livro venceu prêmio em 2028

O Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu a visita do pesquisador e escritor carioca Rodrigo  Costa Japiassu. Ele é autor de livro que fala sobre memória e arquivo e foi vencedor do prêmio Maria Odila Fonseca de melhor dissertação com temática arquivística de 2018.

O escritor esteve em visita à capital alagoana na última sexta-feira (23) e aproveitou a oportunidade para conhecer o espaço de cultura e memória do Judiciário alagoano acompanhado de Dalmir Rocha.

Irina Costa, diretora do Centro de Cultura e Memória do TJAL, enalteceu a visita e se sentiu honrada em receber um grande nome da área arquivística no Brasil.

“É uma alegria muito grande ter uma pessoa que escreve sobre memória na Justiça Federal vir a Maceió conhecer o nosso Museu do TJAL. Ele é referência nesta área e tê-lo aqui  conosco só respalda o trabalho que temos feito”, enfatizou a diretora.

Rodrigo Japiassu fez questão de enaltecer que visitar o Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas trouxe muito encantamento com o trabalho feito pela Justiça alagoana.

“Vi um trabalho de muita qualidade, não só sobre a história do TJ alagoano, mas também que traz fatos históricos de grande repercussão nacional. Irina, Claudemiro e todos fazem um trabalho muito bem concebido e eu espero que ele floresça cada vez mais”, disse.

Livro 

Rodrigo Costa Japiassu é autor do livro “Usos e apropriações da memória: Documentos arquivísticos em centros de memória do Judiciário brasileiro”.

Com a pesquisa para a realização do livro, o autor teve o objetivo de compreender os usos efetivos de documentos arquivísticos em centros de memória do Poder Judiciário Federal brasileiro para promoção da memória.

O livro está disponível para leitura através deste link.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos