Rui Palmeira entrega revitalização de praça em Riacho Doce

Pei Fon/Secom MaceióPraça José Emídio foi revitalizada e entregue à comunidade de Riacho Doce

Praça José Emídio foi revitalizada e entregue à comunidade de Riacho Doce

A Praça José Emídio de Carvalho é um dos tradicionais símbolos do bairro Riacho Doce. Situado na margem da rodovia AL-101 Norte e de grande importância histórica, o espaço foi revitalizado e agora conta com uma estrutura adequada ao convívio social e ao lazer. A nova iluminação, os equipamentos e a infraestrutura fazem parte da revitalização inaugurada, na noite dessa segunda-feira (15), pelo prefeito Rui Palmeira, que esteve na região para entregar a praça à população.

“Mais uma Praça completamente revitalizada. Aqui, que é um local bem antigo e tradicional do bairro, a obra contou com a instalação de iluminação de LED, um parque com novos brinquedos, toda a infraestrutura foi adequada com a colocação do piso tátil, rampas para melhorar a acessibilidade. Antes mesmo da entrega oficial, as crianças já tomaram conta. Elas são as verdadeiras donas da praça e tenho certeza que vão zelar junto da comunidade”, disse o prefeito.

Durante a entrega da revitalização, Rui Palmeira ressaltou que o serviço leva de volta os moradores para momentos de lazer em espaços públicos. “Quando a gente revitaliza uma praça, as pessoas voltam a frequentá-la. Assim como fizemos na Praça da Faculdade e na Praça do José Tenório, seguimos estruturando os espaços públicos com uma boa iluminação, uma boa infraestrutura e eles voltam a ser frequentados por famílias, pelas crianças”, completou o gestor ao afirmar que outros locais receberão os mesmos serviços.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também acompanhou a entrega da revitalização. Segundo o gestor, a recuperação de espaços públicos têm sido realizada pela Prefeitura para devolver à população áreas de lazer com estrutura adequada. “A partir do momento que a gente entrega uma obra como esta, nós trazemos de volta as famílias para momentos de lazer em locais públicos. É um grande ganho e aqui em Riacho Doce tenho certeza de que o serviço trouxe benefícios amplos aos maceioenses do bairro”, destacou.

Moradora de Riacho Doce há 46 anos, a dona de casa Sueli Marques aprovou a revitalização. Antes da entrega oficial, ela aguardava em um banco enquanto fazia crochê, prática que, segundo ela, terá local certo nos finais de tarde: a Praça José Emídio de Carvalho. “Aqui é um lugar muito tradicional e precisava ser revitalizado, estava completamente deteriorado por conta do tempo. Agora, com a nova estrutura e com uma boa iluminação, as famílias estão voltando a frequentar o espaço como era feito antigamente. Para nós foi um ganho, a Praça estava precisando desta reforma”, comentou.

Revitalização

Com uma obra executada com recursos municipais orçada em aproximadamente R$ 140 mil, o espaço recebeu serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela construção e manutenção de espaços públicos para o convívio social e lazer. Além da Semds, a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) instalou Iluminação de LED e a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) também reforçou o trabalho na região.

“Fizemos a entrega do serviço e agora contamos com a colaboração da população para manter a Praça bem cuidada. Este não é um local da Prefeitura, é de todos os maceioenses, sobretudo os que vivem aqui, por isso é importante cuidar. Estamos trabalhando para entregar novos serviços, levar mais benefícios às comunidades, mas precisamos manter os espaços bem cuidados para que as futuras gerações também possam usufruir. Seguimos com obras e nas próximas semanas entregaremos outras revitalizações”, afirmou o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

A Praça teve a recuperação do piso, instalação dos pisos tátil, intertravado e de rampas. Com mais de mil metros quadrados, o espaço também ganhou mais verde: o trabalho de arborização e jardinagem foi realizado, dando um novo aspecto ambiental à tradicional área de lazer de Riacho Doce. A praça também conta com novos brinquedos, instalados em um espaço adequado para crianças, além de novos bancos.

Fonte: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos