Comerciantes da Serra da Barriga reclamam que falta de acesso prejudica turismo

Estrada de acesso a Serra da Barriga está praticamento intransitável devido às chuvas.

Cortesia / InternautaSerra da Barriga2

Após cerca de um mês e meio de intensas chuvas, o turismo cultura da Serra da Barriga, em União dos Palmares, se encontra prejudicado devido às condições instáveis da estrada de acesso. Moradores e empresários da localidade reclamam, nesta quinta-feira (22), enquanto buscam alternativas para manter o negócio.

Com buracos, muita lama e galhos de árvores que atrapalham o trajeto, uma das mais conhecidas moradoras do lugar, Mãe Neide Oyá D’Oxum, fundadora e dirigente do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) em Maceió, que possui um restaurante especializado em comida Afro, disse que o prejuízo só não é maior porque o estabelecimento dela trabalha com agendamento. “Quando chove, realmente ninguém sobe. Aguardamos o projeto de construção do asfalto que já foi licitado pelo Governo do Estado e que pode melhorar nossa condição”, disse.

Empresas de turismo inclusive chegaram a suspender alguns dessas excursões. A situação atinge ainda um hotel localizado em União dos Palmares e que comumente organiza passeios à Serra da Barriga. De acordo com um funcionário, que não quis se identificar, até o momento os ônibus de turismo estão suspensos por conta das chuvas. “Não posso falar muito, mas não está subindo nada para a Serra da Barriga”, garante o funcionário.

Para saber mais detalhes sobre a situação do turismo na região, a equipe de reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a Secretaria Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). De acordo com a assessoria de comunicação, a expectativa é que as obras das vias de acesso sejam inauguradas no dia 20 de novembro, durantes as comemorações do Dia da Consciência Negra e aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. Até lá, não há muito o que possa ser feito.

“O Governo do Estado tem trabalhado em diversas frentes para fomentar o segmento do Turismo em Alagoas, e a região dos Quilombos faz parte de um dos territórios mais ricos do Estado. Para potencializar este produto, o Departamento Estadual de Rodovias (DER), através de uma articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vai realizar a pavimentação do acesso à Serra da Barriga com a extensão de 8 km. A via já se encontra em processo licitatório e deverá fomentar o turismo da região, impulsionando as vendas dos comerciantes e facilitando o deslocamento dos moradores”, afirma o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.

Patrimônio cultural do Mercosul

Ainda em maio deste ano, a Serra da Barriga foi proclamada Patrimônio Cultural do Mercosul. A escolha foi realizada durante a XIV Reunión de La Comisión de Patrimonio Cultural do Mercosul Cultural, onde teve candidaturas de sítios de cultura africana vindas da Colômbia, Venezuela e Equador.

A candidatura foi encaminhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com apoio da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult).

Serra da Barriga

A Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares, Zona da Mata do Estado de Alagoas, é bem tombado pelo Iphan desde 1986 e monumento nacional desde 1988. O local é sagrado e de representatividade para o povo negro, onde foi criado o maior foco de resistência escrava do Brasil, o Quilombo dos Palmares.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos