Passageiros não aprovam catracas duplas em ônibus e cobram retirada

Para os passageiros, a justificativa da segurança não convence, já que os assaltantes também entram pela traseira.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_0009

A implantação em fase de testes da catraca dupla nos ônibus da capital alagoana vem gerando uma série de reclamações por parte dos usuários do transporte público em Maceió. De acordo com denúncias recebidas pelo Alagoas24Horas, nesta segunda-feira (16), os passageiros alegam dificuldades na hora do embarque e até constrangimento por ter de entrar pela parte traseira do veículo  para não ficarem “presos”.

“É horrível porque o ladrão quando entra pra roubar tanto faz ser pela frente como por trás. Para a gente é sempre mais difícil, principalmente quem anda com bolsa que se espreme toda para entrar”, diz a aposentada identificada como Ana Paranhos.

A instalação da catraca, segundo a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), atende uma série de exigências oriundas de debates com sindicatos dos rodoviários, Polícia Militar e Ministério Público. A ideia é coibir os roubos e dificultar a “malandragem” de quem pulava a catraca para não pagar a passagem ou mesmo agredir o cobrador. Ainda assim, a novidade não está agradando os passageiros.

“Eu já me ‘enganchei’ muito nessas catracas. É um sufoco, principalmente porque tenho que passar com meu filho de um ano e oito meses”, reclama a dona de casa Claudeane dos Santos, que se desloca sempre de Riacho Doce para o Centro.

Em fase de testes há cinco meses, as linhas que receberam as adaptações respondem a um mapeamento realizado pela Prefeitura de Maceió onde foram identificados pontos de evasão de passageiros e nível elevado de assaltos. Com isso, os ônibus que receberam a adaptação em sua grande maioria circulam por bairros periféricos e populosos como o Benedito Bentes e Jacintinho.

Cortesia / Internautacatraca

O diretor do Sistema de Integração de Maceió da SMTT, Jorge Bezerra disse, em entrevista ao Alagoas 24 horas que a SMTT disponibiliza uma ouvidoria (118), em que o passageiro pode ligar para protestar ou mesmo apresentar soluções. “Esse projeto está em teste, até o final do mês nós vamos enviar um relatório para o MP [Ministério Público do Estado] informando o que mudou com a implementação dele. O padrão da catraca é adotada em outras grandes capitais e segue ainda as normas da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], então assim, não é algo criado de qualquer jeito”, garante.

O diretor informa ainda que é do interesse de empresários e rodoviários melhorar a segurança dos passageiros pois a ação atrai mais pessoas interessadas em pegar o transporte público. Segundo o diretor, quase 50 mil passageiros deixam de andar nos ônibus todos os meses no Brasil devido à questão da segurança. Quanto à dificuldade ou falta de praticidade no embarque, Jorge Bezerra informa que os próprios cobradores estão orientados a ajudar o passageiro para que o mesmo ocupe os assentos da frente ou entre pelo meio ou por trás do veículo.

“Tudo é uma questão de bom senso e a vida é um contrato de viver bem. A função do cobrador, que é também um agente de bordo, é orientar e nenhum direito do cidadão está sendo retirado”, explica o diretor.

A data para apresentação do resultado dos projetos ainda não foi definida. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o promotor de Justiça, Jomar Amorim, a fim de repercutir a situação, mas não obteve retorno.

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