Eduardo Bolsonaro recebe críticas após publicar foto falsa de ativista

Eduardo Bolsonaro replicou fake news

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou na noite desta quarta-feira (25) uma foto falsa da ativista ambiental sueca Greta Thumberg, de 16 anos.

O post recebeu várias críticas, inclusive de senadores que terão de votar a indicação do nome de Eduardo para o posto de embaixador do Brasil nos Estados unidos.

A foto continuava na rede social do deputado até a última atualização desta reportagem. Ele se valeu de uma imagem falsa para criticar a jovem ativista que, na segunda-feira (23), participou da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Antes de Eduardo Bolsonaro fazer o post, a montagem já havia sido denunciada, nesta quarta, como falsa pelo Fato ou Fake, o serviço de checagem do Grupo Globo.

A foto original foi publicada por Greta em janeiro, numa viagem de trem, com paisagens ao fundo (veja abaixo).

As crianças que aparecem na montagem (veja abaixo) são de uma foto antiga, tirada na África e cujos direitos pertencem a uma agência de notícias.

Na publicação, Eduardo Bolsonaro ainda escreveu “A garota financiada pela Open Society de George Soros”, apesar de na página oficial da fundação do bilionário húngaro-americano não constar nenhum vinculo direto com Greta.

Ao longo do dia, Eduardo Bolsonaro fez outras postagens, em tom de chacota, contra a ativista. Ele citou um trecho do discurso dela na ONU, no qual a jovem sueca fez fortes criticas à falta de ação das autoridades contra o aquecimento global. Greta afirmou: “Vocês roubaram minha infância”.

Em um dos posts, o deputado mudou as palavras para “vocês roubaram meus sonhos”. Nessa montagem, a frase aparece sobre uma foto do pai dele, o presidente Jair Bolsonaro, comendo um sonho de padaria.

Por causa das publicações, Eduardo Bolsonaro recebeu uma enxurrada de críticas. A hastag #desculpagreta entrou nos trending topics – os tópicos mais comentados – da rede social usada pelo deputado.

Eduardo Bolsonaro foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser embaixador nos Estados Unidos. A indicação enfrenta resistências e ainda não foi enviada ao Senado, onde ele terá de passar por sabatina na comissão de Relações Exteriores.

O deputado depende ainda da aprovação de maioria dos senadores no plenário da Casa.

A líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama, que faz parte da comissão, classificou a postagem como “grande irresponsabilidade”.

“As fake news são hoje um mal que precisa ser combatido em toda sociedade democrática do mundo. É algo que a gente não admite, e a gente não admite ainda mais quando ela é feita por uma representação pública. E ainda mais por uma representação pública que se propõe aí a estar em uma das embaixada mais importantes do mundo”, disse ela.

“É de uma irresponsabilidade, no meu entendimento, sem precedentes. É lamentável, e eu vejo que o deputado precisa se retratar, fazer um pedido de desculpas para a jovem de 16 anos e para a sociedade brasileira e internacional.”

Já o senador Humberto Costa (PT-PE), também da comissão de Relações Exteriores, comentou: “A prática de criar ou divulgar notícias falsas é profundamente lamentável, principalmente quando se trata de agredir e difamar uma jovem adolescente. E mais grave ainda quando isso é feito por um parlamentar que tem a pretensão de ser representante do Brasil no principal posto diplomático que nosso país tem no exterior”.

Procurado para comentar o post com a imagem falsa de Greta, Eduardo não quis se manifestar.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos