Alagoano Hermeto Pascoal é atração da TV Brasil

DivulgaçãoHermeto Pascoal

Hermeto Pascoal

Considerado uma das referências na música instrumental brasileira, o compositor Hermeto Pascoal bate um papo com a equipe do programa Paratodos neste sábado (08) às 16h na TV Brasil. Na animada conversa, o artista fala sobre a sua trajetória na música, destaca o fascínio pela natureza e ainda lembra a infância em Lagoa da Canoa, em Alagoas, seu estado natal.

Versátil e inventivo, Hermeto é capaz de inventar sons originais para recriar sua arte. O instrumentista administra essas sonoridades com extrema sutileza, elegância e precisão. Com seu modo de trabalho peculiar, consegue tirar sons e produzir música dos objetos mais inusitados. No papo, ele comenta sobre a música universal, sua concepção própria do formato musical.

"Não é rótulo, gente. A palavra ‘universal’ quer dizer ‘sem preconceito, com amor, com carinho, com tudo, sem procurar imitar os outros’. Não tenha medo da influência de ninguém, porque não adianta que ninguém viveria sem influência", analisa Pascoal que busca sempre compor a música livre de adjetivos.

Durante a entrevista com a jornalista Sarah Quines, o arranjador mostra o seu talento e a sua criatividade como multi-instrumentista reconhecidos no Brasil e no exterior. Hermeto Pascoal dá uma canja do trabalho “Chimarrão com Rapadura” ao lado da cantora gaúcha Aline Morena.

O Paratodos revela ainda como o livro “O Cortiço”, de Aluíso Azevedo, marco da literatura naturalista no Brasil, é adaptado para o teatro. A companhia teatral “O Encontro” leva as histórias do cotidiano de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro para os palcos.

O programa conta também a história de vida do artista plástico piauiense Francisco Galeno que ganhou as telas no documentário “Galeno, Curumim Arteiro”. O filme acompanha o processo de criação do artista em seu ateliê em Brazilândia, no Distrito Federal. O longa revela revela as origens de Francisco em uma viagem ao Delta do Parnaíba, no Piauí. A equipe de reportagem da TV Brasil conversou com Galeno e com o cineasta Marcelo Díaz.

Para encerrar, a atração da emissora pública destaca o novo trabalho do Grupo XIX de Teatro. A proposta é curiosa: de dentro de carros, o público assiste o espetáculo “A estrada do sul” que tem como cenário o próprio trânsito.

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos