A virtualidade chega ao povo Katokinn

ALEPovo Katokinn

Povo Katokinn

O povo Katokinn, como os demais povos indígenas de Alagoas, vive cercado por dificuldades; entretanto, resistem em sua cultura com fé e esperança. Katökinn está situado no município de Pariconha, no sertão de Alagoas, a 360 km de Maceió. Vive na periferia da cidade com poucos recursos, além disso, o clima, a vegetação e o solo não ajudam, tornando a vida ainda mais difícil. Quando o grupo assumiu sua identidade étnica perante a sociedade nacional em 26 de setembro de 2001, a indígena Maria das Graças, também conhecida por Nina Katokinn, assumiu o posto de cacique do povo, desenvolvendo um papel de fundamental importância. Destaca-se a participação em encontros com órgãos governamentais, representando as reivindicações de seu povo, além das atividades religiosas e políticas com os demais povos indígenas da região e do Brasil.

No último dia 28 de setembro, o Povo katokinn realizou uma celebração em comemoração ao reconhecimento étnico com ritual dos Encantados – entidades religiosas que representam os espíritos dos antepassados, com roupas fabricadas do cipó do crauá. O ritual contou com a participação de 23 Encantados e se estendeu durante todo o dia. Mulheres e crianças estavam no terreiro praticando o ritual junto com as entidades religiosas.
Alunos do Cesmac e da Uneal foram prestigiar a comemoração e atentamente assistiram aos rituais. O clima era de confraternização, a comunidade estava em festa contagiando a todos. Certamente, essa participação dos alunos trará grande contribuição para sua vida acadêmica, como também na formação do cidadão, com reflexão sobre a vida social e cultural dos povos indígenas, fazendo com que tenham um novo olhar sobre o assunto.

O Cesmac, através do Projeto de Extensão, com o objetivo de contribuir com a formação e capacitação de lideranças indígenas Katokinn, sob a coordenação dos professores Jorge Vieira e Alessandra Marques Luz, e participação efetiva de alunos do curso de Direito e de Comunicação Social, realizou trabalho de relevância junto ao povo Katokinn. Em meio as comemorações, foi lançado um site da comunidade
www.povopatokinn.com.br, com o objetivo de inserir o povo Katokinn no mundo virtual, abrindo fronteiras e possibilitando assim maior visibilidade sobre a história, cultura e lutas em defesa dos seus direitos.

A construção do site foi da aluna Clézia Vasconcelos, Curso de Publicidade e Propaganda, e demais membros do projeto, contribuindo com a pesquisa de campo. O mundo virtual é uma realidade e os povos indígenas não poderiam ficar fora dele. Com esse novo canal, o povo Katokinn vai poder mostrar sua cultura, fazendo a circulação da informação, fluir com mais eficiência e agilidade.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos