Política


Nicolas Sarkozy reconhece derrota nas eleições na França

'Hollande é o presidente da França e deve ser respeitado', disse Sarkozy

Philippe Wojazer/ReutersSarkozy reconheceu derrota nas eleições em discurso para apoiadores

Sarkozy reconheceu derrota nas eleições em discurso para apoiadores

O atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, reconheceu sua derrota nas eleições da França neste domingo (6) para o socialista François Hollande. Sarkozy discursou para seus apoiadores logo depois do fim da votação, às 15h (horário de Brasília).

"François Hollande é o presidente da França e deve ser respeitado", disse Sarkozy. Num dos momentos mais emocionantes do discurso, Sarkozy disse: "eu nunca vou poder retribuir aos franceses o que eles deram para mim nesses últimos anos".

Sarkozy também afirmou ter toda a culpa por conta da derrota, ao dizer que é "um homem que aceita a responsabilidade". "Eu dei tudo de mim". Ele contou que já ligou para Hollande para desejá-lo "boa sorte".
Segundo estimativas de quatro institutos de pesquisa, Hollande deve ser o novo presidente da França. De acordo com os institutos CSA, TNS Sofres e Ipsos, o candidato socialista alcançará 52% dos votos, contra 48% de seu adversário, Sarkozy. As estimativas do instituto Harris Interactive oscilam entre 52,7 e 53,3% a favor de Hollande.

Multidões encheram a Place de la Bastille, a praça emblemática da Revolução Francesa, em Paris, para celebrar a vitória de Hollande. Ele vai colocar fim a 17 anos de ausência da esquerda francesa na presidência do país. O socialista François Mitterrand, eleito em 1981, conseguiu se reeleger em 1988 e ocupou o cargo até maio de 1995.

Fonte: G1

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>