Ortopedista alerta para dores lombares

Dores lombares são mais comuns do que se possa imaginar. Elas podem ser causadas por uma série de fatores, tais como maus hábitos posturais e ausência de atividades físicas adequadas. Há casos em que a dor acompanha a pessoa pelo resto da vida, a menos que ocorra alguma intervenção cirúrgica.

O médico ortopedista da Santa Casa de Maceió Francisco Américo explica que existem três tipos de lombalgias. A aguda, quando a dor persiste por um curto período – menos de um mês; a sub-aguda, quando a dor dura cerca de três meses, e a crônica, que faz o maior número de vítimas e cujo período da dor passa dos seis meses, sendo que a pessoa carrega a doença pelo resto da vida.

O médico alerta para os perigos que os calçados femininos podem acarretar para a coluna. "Os saltos dos calçados das mulheres não devem exceder os seis centímetros, sendo que os saltos agulhas são os mais agressivos e perigosos e por isso é importante evitar o uso frequente", destaca o ortopedista Francisco Américo.

Ele também enfatiza que nem toda dor nas costas se caracteriza como dor lombar, mas ressalta que a grande vilã dos trabalhadores é, de fato, a lombalgia. "A dor lombar é a maior causa de afastamento do trabalho", diz.
Segundo o médico, cirurgias na região lombar só são indicadas quando todas as medidas conservadoras de tratamento fracassam. "Em menos de um ano, não seria ideal recorrer à cirurgia", destacou.

Em caso de dor na região lombar, é importante também não se automedicar e procurar o médico ortopedista para que ele identifique o problema e receite a medicação correta para o caso.

CARACTERÍSTICAS
A dor lombar se caracteriza por uma rigidez na região baixa das costas. Na maioria das vezes, ela é causada quando um músculo das costas é estirado ou submetido a tração. A dor pode ser causada por vários motivos, como levantar um objeto pesado ou permanecer sentado ou de pé por muito tempo.
Problemas de saúde, como artrite, também podem causar dor nas costas.
Cerca de três em cada quatro adultos vão ter dor nas costas durante suas vidas e esses números podem subir, devido ao aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do número de idosos.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos