Em campeonato previsível, Button vence mais uma.

A boa fase de Jenson Button encerrou o tabu do GP da Turquia, que nunca havia tido um vencedor que não largasse da primeira posição. O inglês ultrapassou o pole position Sebastian Vettel logo na primeira volta e seguiu para a sua sexta vitória em sete corridas na temporada de Fórmula 1, a quarta consecutiva.

Button dispara na liderança do Mundial de Pilotos com 61 pontos, aumentando a vantagem em relação a Rubens Barrichello, que largou mal e nem chegou a completar a prova. Felipe Massa, que havia vencido as três últimas na Turquia, ganhou uma posição em relação à largada e ficou em sexto. Nelsinho Piquet foi o 16º.

A primeira corrida em Istambul foi realizada em 2005 e, desde então, todos as quatro provas realizadas na Turquia tiveram como vencedores os pilotos que largaram na pole posotion. Button, que largou em segundo lugar, assumiu a ponta logo no começo e liderou até o final.

Com a vitória, Button entrou em uma lista ainda mais restrita de campeões que venceram seis das sete primeiras corridas em uma temporada. Além dele, apenas Juan Manuel Fangio, Jim Clark e Michael Schumacher conseguiram o feito.

Por outro lado, o abandono de Barrichello foi o primeiro da Brawn GP no ano. A equipe fica sem pontuar com seus dois pilotos pela primeira vez na temporada. O time de Ross Brawn vinha de duas dobradinhas seguidas, na Espanha e em Mônaco. Na Turquia, as Red Bulls completaram o pódio, com Mark Webber em segundo e Vettel em terceiro.

Nesta temporada, Barrichello ainda não conseguiu superar Button nenhuma vez sequer. Após o revés deste domingo, o brasileiro já não depende mais somente de si na briga pelo título do mundial de Pilotos. Com 35 pontos contra 61 do inglês, Rubens precisaria torcer pela má fase do companheiro.

"Sabia que ele ia parar antes, e não era muito a ideia atacar no começo, pois estava andando forte e seguindo ele. Quando o Vettel parou, foi melhor, pois aproveitei para acelerar ainda mais. Demos um passo além do imaginado", explicou Button.

Barrichello, que estava otimista por largar no lado limpo da pista, teve sérios problemas e ficou parado na saída, caindo para o 12º lugar.

"Foi um dia difícil e imensamente frustrante para mim. Na largada, tive um problema na embreagem, isso acionou o sistema que impede o motor de morrer, e então não consegui sair", explicou Barrichello.

Enquanto isso, Button aproveitou erro do líder e ultrapassou Vettel logo na primeira volta, e Massa pulou para quinto, mas foi superado por Rosberg e seguiu em sexto.

Rubens logo partiu para cima de Kovalainen na briga pela 11ª posição. Chegou a ultrapassar na curva, mas o finlandês usou o Kers na reta e recuperou a posição. Barrichello seguiu perdendo tempo atrás da McLaren e, na oitava volta, tocou na roda do rival e rodou, caindo para a 17ª posição.

A ultrapassagem sobre Hamilton, que estava mais pesado, foi mais fácil para Barrichello, que logo deixou Nelsinho para trás. O brasileiro da Brawn tratava de dar emoção à corrida, atacando os carros do pelotão intermediário. Mas, com a asa dianteira quebrada, Rubens teve que parar logo na 13ª volta.

Na 17ª volta, foi a vez do líder Button ir para os boxes. Após as primeiras paradas, o inglês conseguiu retomar a liderança de Vettel. Mas o alemão voltou mais leve e, na 24ª volta, começou a ameaçar o inglês. Mas o piloto da Red Bull teve que voltar aos boxes logo em seguida, e "liberou" o carro da Brawn na ponta.

Enquanto isso, nas últimas posições, Nelsinho Piquet voltou dos boxes atrás de Hamilton, mas passou o campeão mundial mostrando categoria. Ficou lado a lado com o inglês e ganhou a 16ª posição da McLaren após um "x".

"O carro estava bom e eu tive algumas brigas divertidas, especialmente com o Hamilton quando ele me passou. Mas a minha sorte foi decidida ontem com os problemas enfrentei na classificação", disse Nelsinho.

Faltando 15 voltas para o final, Button foi para nova parada, seguido por Webber, que estava na vice-liderança, mas as posições se mantiveram. A dez voltas do fim, Barrichello abandonou a corrida devido a problemas no câmbio. Seu companheiro, por outro lado, teve pista livre para vencer e disparar na liderança rumo ao título do Mundial.

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos