Mercedes anuncia saída de Hamilton, e piloto é confirmado na Ferrari

Reuters

A notícia bombástica da Fórmula 1 enfim foi confirmada nesta quinta-feira. A Mercedes anunciou a saída de Lewis Hamilton ao fim da temporada de 2024. O britânico foi oficializado como novo piloto da Ferrari a partir de 2025.

Heptacampeão mundial e piloto com mais vitórias na história da categoria, o inglês assinou o que se acreditava ser uma extensão de contrato de dois anos com a equipe alemã, mas a segunda temporada do atual acordo era prevista como uma opção.

“Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar. Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança e quero terminar juntos em alta. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Silver Arrows um ano inesquecível”, disse Hamilton.

“A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato de múltiplos anos”, postou a equipe italiana.

Lewis Hamilton está a caminho de substituir o espanhol Carlos Sainz na escuderia italiana, que não fatura um Mundial de pilotos desde 2007, com Kimi Raikkonen.

Lewis Hamilton e Michael Schumacher, lenda da Ferrari, estão empatados no ranking de títulos da Fórmula 1, cada um com sete conquistas.

Se conseguir seu 8° título, além de se tornar o maior campeão da história da categoria, Lewis pode fazer algo raríssimo: vencer o título mundial por três equipes diferentes, algo que apenas Juan Manuel Fangio conseguiu.

Uma fonte disse à ESPN que o presidente da Ferrari, John Elkann, está determinado a fazer uma contratação de grande impacto para a equipe.

A Ferrari teve pelo menos um piloto campeão mundial na equipe desde 1996, quando Michael Schumacher chegou, até 2020, quando Sebastian Vettel saiu.

Em 2021, Sainz juntou-se a Charles Leclerc, que recentemente assinou uma longa extensão que o manterá na Ferrari além de 2026.

O chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, trabalhou com Hamilton em sua carreira júnior, ajudando a guiar o britânico ao título na GP2 (agora Fórmula 2) com a equipe ART, em 2006, e provavelmente também desempenhou um papel fundamental nas negociações.

Sainz foi cotado para ser um candidato para o próximo projeto da Audi na Fórmula 1, previsto para 2026.

A saída de Hamilton deixará um enorme vazio na Mercedes, onde ele ingressou em 2013.

Ele ganhou seis campeonatos de pilotos com a equipe, somando-se ao título de 2008 com a McLaren, e esteve com a equipe no recorde de oito campeonatos de construtores entre 2014 e 2021.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos