FIA divulga lista do grid em 2010, com novidades.

Depois de muita polêmica envolvendo o teto orçamentário que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer aplicar na Fórmula 1, a entidade divulgou a lista de times que estão inscritas para a temporada 2010 da categoria máxima do automobilismo. Todas as dez escuderias que disputam o atual Mundial estão incluídas na lista, além de três novatas, mas as discussões prosseguem.

Com um grid de 13 equipes – 26 carros, portanto -, a FIA coloca como novas equipes a Campos, a US F1 e a Manor. Estes times desbancaram outras tentativas de entrada na Fórmula 1, como a da Prodrive, da ex-competidora Lola e de outros empresários que tentaram reviver nomes como Brabham e Lotus na categoria.

Apesar de os dez atuais times estarem incluídos, cinco ainda precisam de uma confirmação de sua inclusão para 2010. A líder do campeonato Brawn GP, McLaren, BMW-Sauber, Toyota e Renault têm uma inclusão provisória, dependendo das discussões que ainda serão levadas entre a FIA e os integrantes da categoria.

Espera-se que até o dia 19 deste mês as condições para a implantação ou não de um teto orçamentário estejam concluídas. Caso haja problemas com estes times, os que ficaram fora da atual lista podem entrar na categoria.

"Nós tivemos numerosos encontros com a FIA, mas fomos incapazes de ter algum progresso. Os times esperam encontrar uma solução, mas caso não aconteça, terão de encontrar alternativas que os protejam", comunicou a Fota, associação das escuderias da F-1, em carta divulgada nesta sexta-feira.

Mesmo com a confirmação dos times, apenas Williams e Force India estão incondicionalmente de acordo com a FIA. As equipes foram suspensas da Fota por terem quebrado o pacto e assinado acordo para correrem em 2010.

Já a Ferrari e as duas equipes da Red Bull (Red Bull e Toro Rosso), têm sua inclusão condicionada às regras que serão impostas em 2010 e aos acordos comerciais que serão oferecidos. A equipe de Felipe Massa inclusive divulgou comunicado reiterando a posição.

"Para que não fique dúvida, a Ferrari reafirma que não terá parte no Mundial de 2010 da Fórmula 1 caso a FIA adote um regulamento que viole os direitos acordados entre ambas as partes", declarou a Ferrari.

A FIA, que quer estabelecer um teto de US$ 66 milhões para as escuderias, segue salientando que tanto a Ferrari quanto a Red Bull tem contratos de longo prazo e não podem deixar a categoria até 2012, como foi ameaçado. Chegou-se a falar inclusive da criação de uma nova categoria com as equipes dissidentes, que poderia enfraquecer as duas partes – a FIA e as escuderias.

VEJA A LISTA DE ESCUDERIAS
1. Ferrari
2. Red Bull
3. Toro Rosso
4. Williams
5. Force India
6. Campos Grand Prix
7. Manor Grand Prix
8. Team US F1
9. McLaren Mercedes
10. BMW-Sauber
11. Renault
12. Toyota
13. BrawnGP

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos