Alagoano cria bicicleta para deficientes físicos e conquista prêmio nacional

DivulgaçãoRodrigo Motta é designer e estudante de Arquitetura

Rodrigo Motta é designer e estudante de Arquitetura

Uma bicicleta ergométrica leve e portátil, que pode ser levada para qualquer lugar. Feita de fibra de vidro ou alumínio, a criação já seria interessante se fosse um objeto comum, mas é especial: trata-se de uma bicicleta ergométrica para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Criada pelo alagoano Rodrigo Motta, 33, designer e estudante de Arquitetura, o projeto elaborado durante um trabalho da faculdade conquistou a medalha de bronze no Prêmio Idea Brasil 2009, na categoria estudante (nacional e internacional). Rodrigo foi o único nordestino premiado no evento que aconteceu na semana passada em São Paulo.

Um banner com a bicicleta idealizada por ele está exposto na livraria Cultura em São Paulo. O projeto também fará parte de um livro sobre design brasileiro que será lançado em São Paulo e Miami (EUA) no próximo mês.

Segundo fisioterapeutas que tiveram acesso a invenção, a bicicleta – que funciona com movimentos automáticos – pode auxiliar no tratamento fisioterápico de pessoas paraplégicas, idosos e pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

Sobre como surgiu a ideia, o designer conta: “Eu e meu pai tínhamos uma fábrica de materiais hospitalares e um dia um homem paraplégico nos procurou pedindo para que criássemos uma bicicleta ergométrica para ele. Na época ainda pensei em algo caseiro, que só evoluiu para o projeto atual na faculdade”.

A bicicleta ergométrica especial deve ser apresentada em um congresso nacional de Fisioterapia que acontece em outubro próximo em São Paulo.

“Procurei algumas empresas que pudessem fabricar a bicicleta e até agora não tive êxito, mas estou à disposição de quem se interessar”, finalizou Rodrigo. Maiores informações sobre a bicicleta e outros objetos criados e patenteados pelo designer no site: www.studio76design.com.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos