Mar Vermelho festeja encerramento de vacinação contra aftosa

AssessoriaComemoração contou com a presença de Renan e Teotonio Vilela Filho

Comemoração contou com a presença de Renan e Teotonio Vilela Filho

O município de Mar Vermelho, distante 110 km de Maceió, comemorou com festa o encerramento da vacinação contra a febre aftosa, nesta segunda-feira.

No município foram vacinados mais de dez mil cabeças de gado, em apenas 17 dias, tornando-se o primeiro município a encerrar a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2007. A solenidade contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, e do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.

O governador e o senador foram recebidos com banda de fanfarra e fogos de artifício. Dezenas de moradores e criadores aguardavam a presença dos políticos. Teotonio Vilela destacou o investimento de R$ 500 mil para a campanha, o que, segundo ele, demonstra o empenho de seu governo na questão da aftosa.

“Estamos preocupados com essa questão e vamos vencer essa luta contra a febre aftosa o mais rápido possível”, discursou o governador.

O senador Renan Calheiros disse que tem buscado, junto ao governo federal, apoio e investimentos para a saúde animal e outras questões da agropecuária. “Nós estamos agilizando a entrega do dinheiro do convênio que firmamos com o Mapa, que vai ajudar na saúde animal e vegetal. São R$ 2,1 milhões que podem ser liberados a qualquer momento”, ressaltou o senador.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, foi um dos anfitriões da festa e agradeceu o apoio do governador Téo Vilela e disse que a conclusão da vacinação em Mar Vermelho em tempo recorde é resultado dos esforços de todos.

Vacinação

Proporcionalmente, Mar Vermelho tem um dos maiores rebanhos do Estado pois são quatro mil habitantes para 10.658 animais. Esse número foi imunizado em apenas 17 dias, ultrapassando a quantidade de cabeças vacinadas no mesmo período do ano passado, quando foram vacinados 8.248 animais.

Na solenidade, a prefeita da cidade, Juliana Almeida, entregou ao governador uma declaração simbólica de todos os animais vacinados nessa campanha. “Parabenizo os criadores por esse feito maravilhoso. Mar Vermelho serve hoje de exemplo para todo o Estado”, disse.

O diretor da Adeal, Hibernon Cavalcante, divide a mesma opinião com a prefeita de Mar Vermelho. Segundo ele, “todos os municípios devem acompanhar Mar Vermelho, pois esse resultado mostra que é possível realizar um trabalho bem feito num curto período de tempo”.

O secretário de Estado da Agricultura, Alexandre Toledo, parabenizou o desempenho alcançado pelo município de Mar Vermelho e disse que o sucesso da campanha mostra o empenho do governo Téo Vilela em tirar Alagoas da zona de risco desconhecido da aftosa.

Com esse resultado na vacinação, Mar Vermelho ultrapassou o percentual mínimo de imunização exigido pelo Mapa, que é de 80%. Os criadores do município ainda têm até o dia 15 de maio para declarar a vacinação do rebanho.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos