Lei sancionada pelo governador redefine Sistema Estadual de Defesa Sanitária Animal de Alagoas

O governador Ronaldo Lessa sancionou a Lei de nº 6.608, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, que redefine o Sistema Estadual de Defesa Sanitária Animal, visando ao combate, controle e erradicação das doenças infecto-contagiosas, infecciosas e parasitárias que acometem os animais domésticos e silvestres. A medida tem por objetivo a valorização da produção genética animal, a promoção da saúde pública e proteção do consumidor e do meio ambiente, bem como o envolvimento do interesse econômico.

De acordo com a lei, compete à Secretaria Executiva de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento a coordenação, planejamento, articulação, inspeção, fiscalização, execução e avaliação de programas estaduais ou regionais de controle e erradicação de doenças dos animais que interfiram na economia do Estado, na saúde pública ou no meio ambiente.

Além disso, a secretaria contará com efetiva participação da Secretaria Executiva da Fazenda, por meio dos seus órgãos de arrecadação e fiscalização, das Polícias Civil e Militar, dos órgãos de saúde pública e de defesa do meio ambiente, prefeituras municipais e instituições privadas.

As ações pertinentes à defesa sanitária animal, como as doenças que requerem medidas de isolamento ou quarentena, serão tomadas de acordo com o Regulamento Zoosanitário Internacional de Enfermidades, do Escritório Internacional de Epizootias (OIE) e por normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).

Para execução, inspeção e fiscalização das medidas de defesa animal é conferida à Secretaria de Agricultura o poder de polícia administrativa, ficando assegurado aos agentes designados para atividades previstas pela lei o livre acesso aos locais onde existam animais, seus produtos e subprodutos, materiais biológicos e que efetuem diagnóstico, passíveis das medidas zoosanitárias. Contatadas a existência de doenças, a secretaria poderá interditar as propriedades contaminadas, ou sujeitas à contaminação, pelo período de tempo necessário à total debelação da doença.

Consta ainda na publicação que, ocorrendo em outros estados da Federação doenças que possam colocar sob risco o rebanho alagoano, a Seagri adotará medidas restritivas ao ingresso e ao trânsito de animais, seus produtos e subprodutos e materiais biológicos procedentes daquelas áreas, no território alagoano.

Com a finalidade de evitar os riscos de difusão de doenças no rebanho estadual, a lei estabelece ainda a obrigatoriedade da fiscalização do trânsito inter e intraestadual de animais. Fica ainda proíba a entrada, em Alagoas, de veículos, sejam eles rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos ou fluviais, transportadores de animais, seus produtos e subprodutos sem o Certificado de Desinfecção do veículo.

O trânsito de animais no território do Estado de Alagoas somente será permitido quando eles estiverem acompanhados de certificação zoosanitária, conforme modelo vigente, expedido por órgão oficial.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos