Abílio defende parcerias na construção de cidades sustentáveis

O governador em exercício, Luis Abílio, participou durante esta manhã, no município de Penedo, da II Conferência das Cidades da Região do Agreste e Baixo São Francisco. Durante a abertura oficial da solenidade, Abílio destacou a importância da construção de parcerias entre prefeituras e governos, para solução dos problemas dos municípios e geração de desenvolvimento sustentável.

“A Constituição de 88 delegou obrigações aos municípios, mas a falta de recursos ocasionou a ausência de investimentos para os principais problemas das cidades”, lembrou o governador em exercício, citando os altos índices de favelização e o êxodo rural, que leva milhares de famílias do campo para as regiões urbanas.

A II Conferência das Cidades, que tem como desafio construir, com a participação da sociedade civil, um planejamento de ações para a melhoria progressiva da qualidade de vida nas cidades, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre lideranças comunitárias, prefeitos, vereadores, associações, empresários e representantes de instituições dos municípios da região. Das propostas encaminhadas durante os debates, será realizada uma plenária final, contendo as prioridades de cada município participante.

Os debates prosseguem durante toda tarde desta quinta-feira, no CAIC de Penedo, com encerramento previsto para as 18 horas. após a plenária final, onde serão definidas as prioridades dos municípios participantes

A próxima edição da conferência está prevista para a cidade de Santana do Ipanema, no próximo dia 21.

Plano diretor é a meta

Conforme destacou o governador em exercício, um dos principais objetivos dos debates é incentivar a elaboração de planos diretores, medidas que prevêem ações e investimentos em saneamento básico, habitação e agricultura. Como resultado da I Conferência das Cidades, realizada no ano passado, Alagoas conseguiu aprovar 10 planos diretores em municípios da região metropolitana.

As cidades que tiveram seu planejamento aprovado pelo Ministério das Cidades foram Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Pilar, Japaratinga, Maragogi, Rio Largo, Penedo e Coruripe. Para o ano de 2005, outros 40 municípios estão em fase de elaboração de seus planos diretores.

Leia mais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos