Junta Comercial faz doação de contratos sociais ao IHGAL

Mosael HenriqueSilvio Camelo faz a doação de documentos da Junta Comercial

Silvio Camelo faz a doação de documentos da Junta Comercial

A Junta Comercial fez, hoje à tarde, ao Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) a doação de contratos sociais das primeiras empresas constituídas no Estado. Considerados verdadeiras relíquias, os documentos datam de 1893 e vão servir de fonte de pesquisa para os interessados na história do comércio local.

“Com essa doação, que só foi possível graças à informatização da Junta Comercial, iremos ajudar a preservar parte da história das empresas. É um rico acervo que servirá para o levantamento, catalogação e pesquisa por parte das pessoas que se interessam pela história do comércio”, afirmou o presidente do órgão, Silvio Camelo, ao assinar o termo de doação dos documentos.

“É um gesto louvável do órgão em nos repassar essas verdadeiras relíquias, que passarão a constar do nosso acervo”, disse o presidente do instituto, professor Jaime de Altavilla, acrescentando que na relação constam contratos sociais raros, citando os da Companhia de Água de Maceió e da primeira fábrica de óleo vegetal instalada no Estado.

Constam também do acervo contratos do século passado, que registram os estatutos das primeiras empresas estabelecidas, a tipografia das letras e os símbolos usados nos documentos, além de selos e a escrita utilizada à época.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos